Quanto custa um serviço de Marketing Digital na Zaask 100€ - 3000€ /mês

O que é o Marketing Digital?
O marketing é um conjunto de técnicas e estudos que têm como objetivo investigar o mercado, oferecer valor e satisfazer o ou a cliente com a finalidade de obter lucro. O marketing digital, por sua vez envolve todas aquelas estratégias e ações publicitárias ou comerciais que se levam a cabo nos meios digitais e através da internet.
Esta área é a responsável de estudar as necessidades do consumidor e o comportamento do mercado. Para além disso, analisa a gestão comercial das empresas com fim de captar, reter, fidelizar e atrair clientes, satisfazendo os seus desejos e resolvendo os seus problemas.
Desde os anos 90 que as técnicas de marketing offline se mudaram para o mundo digital experimentando grandes avanços e mudanças, tanto em ferramentas usadas com em possibilidades comunicativas.
Por isso, atualmente o marketing digital desempenha um papel fundamental na comunicação e divulgação de marcas, projetos e negócios.
Este tipo de serviço é solicitado por pequenas, médias e grandes empresas e/ou pessoas empreendedoras. A finalidade será de dar a conhecer os seus produtos, serviços e campanhas através dos meios digitais, com especial enfoque no desenvolvimento da presença online.
Qual é o preço médio de um serviço de marketing digital?
O valor médio da contratação de um serviço mensal (em que o ou a profissional trabalha um número de horas combinadas previamente) ronda os 400€/mês, podendo as tarifas oscilar entre os 100€ e os 3000€ por mês.
De qualquer forma, existem uma série de parâmetros que podem influenciar a tarifa do serviço, como pode ser o tipo de projeto e cliente, os serviços contratados ou se o trabalho é realizado por uma agência de marketing digital ou por um ou uma freelancer.
Estratégias e tipos de marketing digital
Nos dias de hoje, o amplo mundo do marketing, existem diferentes tipos e estratégias de marketing digital que há que ter em conta na hora de contratar este serviço.
Em função dos objetivos de cada empresa ou cliente, optar-se-á por desenvolver umas ações ou outras:
- Plano de marketing: é imprescindível para conseguir os objetivos marcados pela marca ou empresa.
- Marketing digital: centra-se em desenvolver uma estratégia única no ambiente online.
- Marketing direto: baseia-se numa comunicação direta e bidirecional e procura um resultado para uma audiência específica.
- E-mail: define-se e segmenta-se a audiência para enviar e-mails.
- Marketing Viral: quando um conteúdo se expande de forma rápida e sem controlo, normalmente através de redes sociais.
- Mobile Marketing: centra as campanhas e ações em dispositivos móveis.
- Performance marketing: também conhecido como Marketing de Resultados, é uma metodologia aplicada por agências de marketing em que os anunciantes só em de pagar pelos resultados obtidos.
- Inbound Marketing: trata-se de criar conteúdo de valor para atrair tráfego de acordo com o setor e, assim, obter potenciais clientes que irão acabar por comprar.
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing é o documento base para desenhar uma estratégia de marca a longo prazo. Nele elabora-se uma análise da situação da empresa, os objetivos que se querem alcançar e das pautas para a eles se chegarem.
O plano de marketing ajuda a conhecer melhor o ambiente em que uma empresa desenvolve a sua atividade e qual é o seu público alvo, para conhecer as suas necessidades e poder satisfazê-las. Tendo um conhecimento mais amplo do ambiente em que se move a empresa, minimiza-se o risco, o nível de frustração e o esgotamento de recursos.
O que é um plano de marketing digital?
Dentro deste plano de marketing geral, encontra-se o plano de marketing digital, dirigido para o meio online, onde se estabelecem as estratégias de comunicação a desenvolver através da internet.
Principalmente, o marketing digital está presente na internet mas também se pode aplicar em meios como o rádio, videojogos ou televisão digital. Este plano pode estar centrado numa ação concreta numa rede social, como, por exemplo, uma estratégia de marketing para o Instagram ou pode incluir vários canais.
Se se quer contratar profissionais para definir um plano de marketing mais amplo e completo, que tenha em conta todos os canais digitais de comunicação possíveis entre o negócio e clientes, o custo será mais elevado. No entanto, é provável que o investimento dê melhores frutos em menos tempo.
Ainda que o investimento numa campanha no Facebook possa trazer resultados imediatos, o certo é que o marketing digital deve ter como objetivo final a “construção” de um bom posicionamento na rede e cada ação deve ir nessa direção.
Para além disso, ao estar presente de diferentes formas (redes sociais, conteúdo em blogs e páginas de interesse, website próprio…) permitirá ganhar progressivamente mais clientes de maneira orgânica, podendo-se assim reduzir cada vez mais o investimento necessário.
Para que serve o marketing digital?
O marketing digital está aliado às comunidades online e às redes sociais, plataformas capazes de definir e segmentar um perfil de cada utilizador e conhecer perfeitamente o seu público-alvo.
Desta forma, dirigem-se serviços, produtos e campanhas de publicidade específicas para cada indivíduo, com o que se interage de forma direta e se participa ativamente na maioria das ações de marketing.
Graças ao marketing digital, pode-se conhecer mais a fundo os clientes e criarem-se estratégias de marketing e produtos focados diretamente no consumidor final.
Com técnicas como o e-mail marketing, a fidelização de clientes ou campanhas publicitárias no conduz-se o utilizador até conteúdos chave que levam à compra. Por exemplo, no Youtube, um anúncio de tachos reproduz-se no momento em que se está a visualizar uma receita de arroz.
Alguns benefícios do marketing digital são:
- Aumento do número de vendas
- Captação de potenciais clientes
- Fidelização de clientes atuais
- Melhoria no reconhecimento, no posicionamento da marca e na sua reputação
- Minimização de custos, quando comparada com o marketing tradicional
As ferramentas principais do marketing digital são:
- Website
- Blog de empresa
- Posicionamento em motores de busca (SEO)
- Redes sociais
- E-mail marketing
Que fatores influenciam o preço do Marketing digital?
Preço por mês, por hora por projeto
Existem duas opções principais de pagamento relativamente a este tipo de serviços: custo por hora ou por projeto.
Custo por hora
Neste caso, o valor final é contabilizado através de um valor de base por hora, consoante o número de horas trabalhadas. Geralmente, este tipo de opção é mais utilizada por empresas e para projetos duradouros.
O preço por hora de um ou uma profissional de marketing digital pode rondar os 25€/h. O valor base será influenciado pela experiência, reputação e tipo de projeto solicitado.
Custo por projeto
Por outro lado, o preço por projeto dependerá do plano requisitado pelo cliente. É sobretudo escolhido por freelancers e profissionais independentes, quando são projetos pontuais e sem perspetivas de continuação no futuro. Também neste caso, o valor base será condicionado pela experiência, reputação e pelo projeto.
É importante que se esclareça, desde o início, o que está ou não incluído no preço final como, por exemplo, o número máximo de propostas que serão apresentada ou de alterações que estão previstas.
Tipo de projeto
O marketing online inclui diferentes trabalhos digitais, como pode ser
- Construção e desenvolvimento de websites
- Elaboração de estratégias preparadas para as redes sociais e motores de busca (como a Google)
- Criação de publicidade
- E-mail marketing
- Criação de lojas virtuais
- Elaboração de logotipos e estacionário
Dependendo do tipo de projeto que o ou a cliente necessite, criámos uma tabela com preços de referência:
Serviço |
Intervalo de preços médios |
Criação de website |
120 € - 12 000 € |
Website em Wordpress |
300€ - 6800€ |
Loja online |
200€ - 20 000€ |
Design de logótipo |
200€ - 1500€ |
Produção de conteúdos escritos |
0.02€ - 0.13€ /palavra |
Gestão de redes sociais |
100€ - 600€ /mês |
Consultoria SEO |
80 €/mês - 1000 €/mês |
Assistente Virtual |
100 € - 1200€ /mês |
Serviços contratados
Na hora de elaborar um plano de marketing digital, pode-se optar por desenvolver apenas a parte do plano que interesse a cada cliente. De forma geral, os serviços que se podem contratar são:
SEO: posicionamento em motores de busca
SEM: publicidade em redes sociais e motores de busca
Muitas agências de marketing digital e profissionais de marketing digital estabelecem packs com um preço preço mensal e serviços concretos adaptados a cada tipo de cliente. Por exemplo, um pack com serviços de marketing e comunicação para uma PME, que incluam criação e gestão de redes sociais (Facebook, Instagram, Tripadvisor), redação e gestão de um blog de empresa e posicionamento SEO e gestão SEM pode rondar os 600€ por mês.
Por ser um setor tão amplo, é habitual encontrar profissionais com conhecimentos e qualificações em diferentes vertentes ou áreas do marketing digital, como serviços criativos, estratégias para redes sociais ou especialistas em criação de conteúdo.
De acordo com os requisitos, o tipo de trabalho que se queira incluir ou a finalidade do mesmo, o valor do orçamento será maior ou menor.
Empresa ou profissional independente
Os valores solicitados por uma empresa e por um profissional independente/freelancer serão sempre diferentes, uma vez que, os custos estruturais de ambas as partes são distintos.
Cada opção tem as suas vantagens e inconvenientes. Por exemplo, uma agência de marketing pode integrar perfis multidisciplinares e conseguirá oferecer um serviço mais completo. Já um ou uma profissional que trabalhe de forma autónoma terá as suas competências mais limitadas e poderá acabar por ter de contratar outros perfis profissionais. No entanto, é provável que com um ou uma freelancer se tenha um tratamento mais direto e personalizado do que com uma agência de marketing digital.
Para optar por uma ou outra opção, é necessário definir quais são as necessidades da empresa e os seus objetivos, comparar opções e orçamentos e pedir sempre informação sobre o processo de trabalho, assim como sobre o que está incluido no valor e o que não está.
Marketing para redes sociais
As redes sociais podem ser utilizadas para divulgar a empresa organicamente (sem recorrer a pagamentos, apenas através do conteúdo colocado nos diferentes canais) ou através de publicidade paga. Se a primeira pode ser feita pela própria empresa, a segunda deve ser, sem dúvida, realizada por uma pessoa especializada na área.
Todas as empresas compreendem que as redes sociais são uma via para o sucesso. Além da possibilidade de ajudar a desenvolver planos de marketing com diferentes objetivos (conseguir likes no Instagram, conduzir até ao website) as redes sociais ainda permitem:
- Fazer uma segmentação mais concreta e eficaz dos públicos,
- Melhorar o reconhecimento da marca
- Testar diferentes formatos e mensagens na hora de divulgar produtos e serviços.
O ou a especialista de marketing digital será a pessoa que gere as campanhas, ou seja, a sua ativação e desativação, o orçamento previsto para promover o negócio em cada rede social, a análise dos dados, etc.
No entanto, será preciso completar o trabalho com profissionais do âmbito criativo como designers ou content writers, que tenham as competências para definir o mais conveniente para o seu negócio em termos de mensagem. Este tipo de serviços extra supõe, obviamente, um aumento do orçamento.
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