Quanto custa um serviço de Marketing Digital na Zaask 100€ - 3000€ /mês

Preços com base na média nacional

O que é o Marketing Digital?

O marketing é um conjunto de técnicas e estudos que têm como objetivo investigar o mercado, oferecer valor e satisfazer o ou a cliente com a finalidade de obter lucro. O marketing digital, por sua vez envolve todas aquelas estratégias e ações publicitárias ou comerciais que se levam a cabo nos meios digitais e através da internet. 

Esta área é a responsável de estudar as necessidades do consumidor e o comportamento do mercado. Para além disso, analisa a gestão comercial das empresas com fim de captar, reter, fidelizar e atrair clientes, satisfazendo os seus desejos e resolvendo os seus problemas. 

Desde os anos 90 que as técnicas de marketing offline se mudaram para o mundo digital experimentando grandes avanços e mudanças, tanto em ferramentas usadas com em possibilidades comunicativas.

Por isso, atualmente o marketing digital desempenha um papel fundamental na comunicação e divulgação de marcas, projetos e negócios.

 Este tipo de serviço é solicitado por pequenas, médias e grandes empresas e/ou pessoas empreendedoras. A finalidade será de dar a conhecer os seus produtos, serviços e campanhas através dos meios digitais, com especial enfoque no desenvolvimento da presença online. 

Qual é o preço médio de um serviço de marketing digital?

O valor médio da contratação de um serviço mensal (em que o ou a profissional trabalha um número de horas combinadas previamente) ronda os 400€/mês, podendo as tarifas oscilar entre os 100€ e os 3000€ por mês. 

De qualquer forma, existem uma série de parâmetros que podem influenciar a tarifa do serviço, como pode ser o tipo de projeto e cliente, os serviços contratados ou se o trabalho é realizado por uma agência de marketing digital ou por um ou uma freelancer.  

Estratégias e tipos de marketing digital

Nos dias de hoje, o amplo mundo do marketing, existem diferentes tipos e estratégias de marketing digital que há que ter em conta na hora de contratar este serviço. 

Em função dos objetivos de cada empresa ou cliente, optar-se-á por desenvolver umas ações ou outras:

  • Plano de marketing: é imprescindível para conseguir os objetivos marcados pela marca ou empresa.
  • Marketing digital: centra-se em desenvolver uma estratégia única no ambiente online.
  • Marketing direto: baseia-se numa comunicação direta e bidirecional e procura um resultado para uma audiência específica. 
  • E-mail: define-se e segmenta-se a audiência para enviar e-mails. 
  • Marketing Viral: quando um conteúdo se expande de forma rápida e sem controlo, normalmente através de redes sociais.
  • Mobile Marketing: centra as campanhas e ações em dispositivos móveis. 
  • Performance marketing: também conhecido como Marketing de Resultados, é uma metodologia aplicada por agências de marketing em que os anunciantes só em de pagar pelos resultados obtidos.
  • Inbound Marketing: trata-se de criar conteúdo de valor para atrair tráfego de acordo com o setor e, assim, obter potenciais clientes que irão acabar por comprar. 

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é o documento base para desenhar uma estratégia de marca a longo prazo. Nele elabora-se uma análise da situação da empresa, os objetivos que se querem alcançar e das pautas para a eles se chegarem.

O plano de marketing ajuda a conhecer melhor o ambiente em que uma empresa desenvolve a sua atividade e qual é o seu público alvo, para conhecer as suas necessidades e poder satisfazê-las. Tendo um conhecimento mais amplo do ambiente em que se move a empresa, minimiza-se o risco, o nível de frustração e o esgotamento de recursos. 

O que é um plano de marketing digital?

Dentro deste plano de marketing geral, encontra-se o plano de marketing digital, dirigido para o meio online, onde se estabelecem as estratégias de comunicação a desenvolver através da internet. 

Principalmente, o marketing digital está presente na internet mas também se pode aplicar em meios como o rádio, videojogos ou televisão digital. Este plano pode estar centrado numa ação concreta numa rede social, como, por exemplo, uma estratégia de marketing para o Instagram ou pode incluir vários canais. 

Se se quer contratar profissionais para definir um plano de marketing mais amplo e completo, que tenha em conta todos os canais digitais de comunicação possíveis entre o negócio e clientes, o custo será mais elevado. No entanto, é provável que o investimento dê melhores frutos em menos tempo. 

Ainda que o investimento numa campanha no Facebook possa trazer resultados imediatos, o certo é que o marketing digital deve ter como objetivo final a “construção” de um bom posicionamento na rede e cada ação deve ir nessa direção.

Para além disso, ao estar presente de diferentes formas (redes sociais, conteúdo em blogs e páginas de interesse, website próprio…) permitirá ganhar progressivamente mais clientes de maneira orgânica, podendo-se assim reduzir cada vez mais o investimento necessário. 

Para que serve o marketing digital?

O marketing digital está aliado às comunidades online e às redes sociais, plataformas capazes de definir e segmentar um perfil de cada utilizador e conhecer perfeitamente o seu público-alvo. 

Desta forma, dirigem-se serviços, produtos e campanhas de publicidade específicas para cada indivíduo, com o que se interage de forma direta e se participa ativamente na maioria das ações de marketing.

Graças ao marketing digital, pode-se conhecer mais a fundo os clientes e criarem-se estratégias de marketing e produtos focados diretamente no consumidor final.

 Com técnicas como o e-mail marketing, a fidelização de clientes ou campanhas publicitárias no conduz-se o utilizador até conteúdos chave que levam à compra. Por exemplo, no Youtube, um anúncio de tachos reproduz-se no momento em que se está a visualizar uma receita de arroz.

 Alguns benefícios do marketing digital são:

  • Aumento do número de vendas
  • Captação de potenciais clientes
  • Fidelização de clientes atuais
  • Melhoria no reconhecimento, no posicionamento da marca e na sua reputação
  • Minimização de custos, quando comparada com o marketing tradicional

As ferramentas principais do marketing digital são:

  • Website
  • Blog de empresa
  • Posicionamento em motores de busca (SEO)
  • Redes sociais
  • E-mail marketing

Que fatores influenciam o preço do Marketing digital?

Preço por mês, por hora por projeto

Existem duas opções principais de pagamento relativamente a este tipo de serviços: custo por hora ou por projeto.

Custo por hora 

Neste caso, o valor final é contabilizado através de um valor de base por hora, consoante o número de horas trabalhadas. Geralmente, este tipo de opção é mais utilizada por empresas e para projetos duradouros.

O preço por hora de um ou uma profissional de marketing digital pode rondar os 25€/h. O valor base será influenciado pela experiência, reputação e tipo de projeto solicitado.

Custo por projeto

Por outro lado, o preço por projeto dependerá do plano requisitado pelo cliente. É sobretudo escolhido por freelancers e profissionais independentes, quando são projetos pontuais e sem perspetivas de continuação no futuro. Também neste caso, o valor base será condicionado pela experiência, reputação e pelo projeto.

É importante que se esclareça, desde o início, o que está ou não incluído no preço final como, por exemplo, o número máximo de propostas que serão apresentada ou de alterações que estão previstas. 

Tipo de projeto

O marketing online inclui diferentes trabalhos digitais, como pode ser

  • Construção e desenvolvimento de websites
  • Elaboração de estratégias preparadas para as redes sociais e motores de busca (como a Google)
  • Criação de publicidade
  • E-mail marketing
  • Criação de lojas virtuais
  • Elaboração de logotipos e estacionário

Dependendo do tipo de projeto que o ou a cliente necessite, criámos uma tabela com preços de referência:

Serviço

Intervalo de preços médios

Criação de website

120 € - 12 000 €

Website em Wordpress

300€ - 6800€

Loja online

200€ - 20 000€

Design de logótipo

200€ - 1500€

Produção de conteúdos escritos 

0.02€ - 0.13€ /palavra

Gestão de redes sociais

100€ - 600€ /mês

Consultoria SEO

80 €/mês - 1000 €/mês

Assistente Virtual

100 € - 1200€ /mês

Serviços contratados

Na hora de elaborar um plano de marketing digital, pode-se optar por desenvolver apenas a parte do plano que interesse a cada cliente. De forma geral, os serviços que se podem contratar são:

SEO:  posicionamento em motores de busca 

SEM: publicidade em redes sociais e motores de busca

Muitas agências de marketing digital e profissionais de marketing digital estabelecem packs com um preço preço mensal e serviços concretos adaptados a cada tipo de cliente. Por exemplo, um pack com serviços de marketing e comunicação para uma PME, que incluam criação e gestão de redes sociais (Facebook, Instagram, Tripadvisor), redação e gestão de um blog de empresa e posicionamento SEO e gestão SEM pode rondar os 600€ por mês. 

Por ser um setor tão amplo, é habitual encontrar profissionais com conhecimentos e qualificações em diferentes vertentes ou áreas do marketing digital, como serviços criativos, estratégias para redes sociais ou especialistas em criação de conteúdo. 

De acordo com os requisitos, o tipo de trabalho que se queira incluir ou a finalidade do mesmo, o valor do orçamento será maior ou menor. 

Empresa ou profissional independente

Os valores solicitados por uma empresa e por um profissional independente/freelancer serão sempre diferentes, uma vez que, os custos estruturais de ambas as partes são distintos. 

Cada opção tem as suas vantagens e inconvenientes. Por exemplo, uma agência de marketing pode integrar perfis multidisciplinares e conseguirá oferecer um serviço mais completo. Já um ou uma profissional que trabalhe de forma autónoma terá as suas competências mais limitadas e poderá acabar por ter de contratar outros perfis profissionais. No entanto, é provável que com um ou uma freelancer se tenha um tratamento mais direto e personalizado do que com uma agência de marketing digital

Para optar por uma ou outra opção, é necessário definir quais são as necessidades da empresa e os seus objetivos, comparar opções e orçamentos e pedir sempre informação sobre o processo de trabalho, assim como sobre o que está incluido no valor e o que não está. 

Marketing para redes sociais

As redes sociais podem ser utilizadas para divulgar a empresa organicamente (sem recorrer a pagamentos, apenas através do conteúdo colocado nos diferentes canais) ou através de publicidade paga. Se a primeira pode ser feita pela própria empresa, a segunda deve ser, sem dúvida, realizada por uma pessoa especializada na área. 

Todas as empresas compreendem que as redes sociais são uma via para o sucesso. Além da possibilidade de ajudar a desenvolver planos de marketing com diferentes objetivos (conseguir likes no Instagram, conduzir até ao website) as redes sociais ainda permitem:

  • Fazer uma segmentação mais concreta e eficaz dos públicos,
  • Melhorar o reconhecimento da marca 
  • Testar diferentes formatos e mensagens na hora de divulgar produtos e serviços.  

O ou a especialista de marketing digital será a pessoa que gere as campanhas, ou seja, a sua ativação e desativação, o orçamento previsto para promover o negócio em cada rede social, a análise dos dados, etc. 

No entanto, será preciso completar o trabalho com profissionais do âmbito criativo como designers ou content writers, que tenham as competências para definir o mais conveniente para o seu negócio em termos de mensagem. Este tipo de serviços extra supõe, obviamente, um aumento do orçamento. 

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Como sabemos estes preços?
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