Custo de e-Commerce marketing na Zaask 65€ - 275€ /mês

Preços com base na média nacional

Actualmente para quem tem um negócio de comércio o mais comum é ter também uma loja online. Ainda que as estatísticas digam que em Portugal se fazem mais compras nas lojas físicas, a verdade é que os clientes passam imenso tempo a fazer pesquisa em lojas online antes da compra. Para além da criação da loja também são necessárias actividades para manter o bom funcionamento da loja e garantir a sua rentabilidade, que podem ser executadas por especialistas em e-commerce que normalmente têm um background de marketing digital.

Caso esteja a ponderar contratar os serviços de especialistas em e-commerce fique a saber que o preço médio deste serviço é de 150€/mês, ainda que varie entre 65€/mês e 275€/mês, consoante a quantidade de serviços que estiverem incluídos. Abaixo listamos alguns exemplos.

Análise do Mercado

Para definir a estratégia da sua loja online, o ou a especialista deverá fazer uma análise do mercado. Ver qual é o público alvo, fazer uma análise da competição, verificar quais são os pontos fortes e fracos da sua marca e produtos, de forma a definir a estratégia. Caso procure um orçamento mais baixo, se já tiver feito esta pesquisa ou tiver dados de consumidores o volume de trabalho não será tão elevado para o ou a especialista em e-commerce.

Criar a estratégia

Um dos trabalhos do especialista é definir a estratégia de marketing a utilizar na loja online que poderá ser distinta das lojas físicas. Por exemplo, se nas lojas físicas tiver muitos clientes de uma faixa etária distinta dos clientes da loja online, a forma de comunicar os produtos deverá ser distinta. Assim, o ou a especialista poderá auxiliá-lo desde a decisão de criar uma loja de e-commerce de base ou utilizar plataformas que permitem personalização das lojas online, criação das redes sociais para promover os produtos e criação de campanhas específicas para e-commerce. Também é necessário definir a estratégia em relação à oferta ou não de portes, uma vez que a maioria dos clientes prefere a oferta de portes nem que para isso tenha que fazer compras de valor superior. Outra questão importante é a possibilidade de ter um outlet e conseguir eliminar stock que já não tem presente nas lojas.

Trabalhar SEO e SEM

Existem diversas formas de trabalhar os resultados de pesquisa de uma plataforma de e-commerce. O especialista será responsável por garantir que a estratégia de marketing é cumprida e será responsável por trabalhar o SEO e SEM. Ou seja, irá definir utilização  de keywords, optimizar descrições de produtos, garantir que as imagens são correctamente denominadas e também decidir se há necessidade de criar conteúdos extra como artigos de blog relacionados com os produtos e marcas. Para além disso, irá decidir sobre as formas de publicidade que serão utilizadas para divulgar a loja online. Desde anúncios em motores de pesquisa e integração com redes sociais e anúncios nas mesmas.

Criação de campanhas online

As campanhas online podem ser planeadas da mesma forma que as campanhas de loja física, desconto percentual, na compra de duas ou mais peças a segunda tem um desconto, entre outros modelos de desconto. Contudo, algumas questões são específicas desta área como a Cyber Monday, oferta de portes acima de um dado valor e também poderá ter épocas de descontos específicas. A estratégia de divulgação das campanhas de e-commerce também será definida pelo especialista.

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