Custo de relações públicas na Zaask 20€ - 60€

Preços com base na média nacional

Os serviços de relações públicas enquadram-se nos serviços de comunicação e marketing e podem ser prestados por profissionais liberais, agências ou empresas focadas em relações públicas e assessoria de imprensa. Este serviço é um serviço de proximidade entre a o indivíduo e os clientes, isto é, empresas, órgãos de governo, associações ou qualquer outro tipo de instituição. Assim, o serviço de relações públicas é responsável por gerir os contactos internos, com colaboradores, os contactos externos, que incluem consumidores e parceiros, bem como os contactos com os media.

O custo médio de um serviço de relações públicas e de 35€/h, contudo os valores variam entre 20€/h e 60€/h consoante alguns factores que iremos abordar.

Tipo de serviço

Como já referimos, o serviço de relações públicas faz a ponte entre a instituição que representa e o indivíduo. Para isso, recorre a diversos serviços como por exemplo contacto com jornalistas, bloggers, influencers. Noutros casos para além dos contactos também tratam de escrever os artigos rascunhos que irão ser publicados ou lançam aquilo a que se chama comunicado de imprensa.

Por outro lado, por vezes, existem notícias que não são positivas e nesse caso o serviço a prestar pela sua empresa ou profissional de relações públicas é o de gestão de crise. Neste caso, o objectivo é controlar os danos de forma a prejudicar o menos possível a instituição para a qual trabalha.

Objectivos a trabalhar

As relações públicas são um serviço utilizado com o objectivo de ter uma ponte duradoura com jornais, revistas, televisões ou bloggers. Contudo, por vezes, só necessitam deste serviço por motivos específicos, por exemplo, necessitam de fazer angariação de fundos ou aumentar a carteira de clientes. Estabelecer parcerias com outras empresas ou outras entidades também poderá ser um trabalho desenvolvido no âmbito deste serviço. Consoante o objectivo que for definido também será calculado o volume de trabalho. É importante definir e acordar quais são os objectivos a atingir e como irão ser medidos. Os profissionais de relações públicas são responsáveis por definir planos que permitam optimizar a comunicação da entidade para a qual trabalha e também que transmitam a melhor mensagem e imagem da entidade.

Definir e planificar a estratégia

A estratégia de comunicação será definida pelo serviço de relações públicas, tendo em conta o tipo de serviço e objectivos que procura atingir. Apesar de a definir, não faz parte do trabalho de Relações Públicas executar todas as tarefas. Contudo, nalguns casos poderão oferecer alguns serviços ou coordenar com outros ou outras profissionais que oferecem serviços complementares.

Serviços satélite

Poderá discutir com o ou a profissional ou agência a aquisição de outros serviços como a produção de newsletters ou conteúdos para redes sociais, organização de eventos, acções de lançamento de produtos ou marcas. O ou a responsável pelas relações públicas poderá definir a estratégia geral e garantir que os outros departamentos ou profissionais estejam alinhados com os objectivos. Obviamente, quanto mais completo for o serviço prestado mais dispendioso será.

Reputação e experiência

A reputação e experiência quer da agência ou do profissional é um factor muito importante. Pode aferir a experiência pedindo exemplos de trabalhos anteriores, de resultados obtidos ou então poderá ver a lista de clientes anteriores. Quanto mais experiência de trabalho tiver, mais contactos pessoais terá, visto que os relações públicas andam no terreno e contactam directamente com todos os interessados.

Procura relações públicas para o seu próximo projecto?
Agora que tem uma ideia dos preços vamos encontar o profissional certo para si!

Como sabemos estes preços?
Todos os anos, milhares de pessoas procuram profissionais na Zaask para os seus projectos. Monitorizamos os orçamentos dos profissionais e partilhamos essa informação consigo.
25k Projectos mensais
+400k Orçamentos dados
15k Profissionais que orçamentaram