Quanto custa um serviço de imagem de capa de Facebook na Zaask 50€ - 6000€

Preços com base na média nacional
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A imagem de capa de Facebook é um dos grandes destaques dos perfis desta rede social. À imagem de capa deve prestar-se particular atenção quando usada com o propósito de atrair seguidores e clientes.

A capa do seu perfil ou página de Facebook pode ser estática ou um vídeo de alguns segundos. As dimensões e o posicionamento destes banners devem respeitar alguns critérios para que informação importante não fique escondida. A parte estética é também crucial para cativar a atenção.

5 Práticas recomendadas pelo Facebook

O objectivo das recomendações não é restringir a liberdade de expressão das páginas, mas sim potencializar os efeitos positivos das imagens. Uma boa capa de Facebook pode gerar leads, seguidores e clientes.

  • Seguir as dimensões indicadas

- Perfil: 851 píxeis de largura e 310 píxeis de altura

- Página: 820 píxeis de largura e 312 píxeis de altura

- Evento: 820 píxeis de largura e 312 píxeis de altura

- Dispositivos móveis: 640 píxeis de largura e 360 píxeis de altura

Cerca de 98% de utilizadores acedem ao Facebook através de smartphones e tablets, é recomendável adaptar as imagens a estes dispositivos.

  • Optar por uma imagem mais “limpa” 

O ideal é não abusar de texto, ou seja, usar informação concisa para passar a informação desejada.

  • Não ocultar informação atrás da foto de perfil

Se a imagem de capa tiver alguma informação importante no canto inferior esquerdo, então esta ficará escondida atrás da foto de perfil. 

  • Conteúdo alinhado à direita é sempre melhor

Tendo em conta que o nome e foto de perfil se situam do lado esquerdo, posicionar os elementos mais importantes da capa do lado direito traz um equilíbrio a esta parte da página.

  • Chamar a atenção para os botões 

Uma imagem de capa eficaz transmite informação de forma concisa, esteticamente agradável e, mais importante, gera leads e seguidores. Para tal, pode apostar em destacar os botões “Gosto”, “Mensagem” e “Regista-te”.

Imagem de capa de Facebook estática ou com movimento

Existem duas grandes categorias de imagens de capa para o Facebook: estas podem ser estáticas ou ter movimento. 

A escolha do tipo de imagem ideal deve ser feita conforme a mensagem que a marca deseja passar e, obviamente, o orçamento. Entre as possibilidades, pode escolher entre estes tipos:

  • Fotografia com grafismo (estática)
  • Imagem de base gráfica (estática)
  • Live action (vídeo com acção ao vivo)
  • Animação gráfica (vídeo) 

Complexidade do design da imagem de capa de Facebook

Como qualquer outro produto de branding, há trabalhos menos e mais complexos. O custo do serviço está, então, associado à dificuldade de execução. 

Por exemplo, uma capa de Facebook que consiste numa fotografia e um logótipo é mais simples do que uma imagem com vários elementos gráficos criados especialmente para a marca.

No caso das imagens com movimento, também se podem misturar formatos e estilos. Tudo o que envolva motion design levará mais tempo a ser produzido. 

Duração do vídeo de capa

A duração do vídeo é um factor importante para a determinação dos custos do produto. O tempo de vídeo recomendado para um banner de Facebook é entre 20 e 90 segundos.

Mais para os vídeos live action, o tempo de filmagem é o factor mais importante. Já no caso das animações gráficas, o custo é contabilizado por segundo. Dependendo da complexidade do trabalho e reputação da pessoa contratada, cada segundo de vídeo pode representar uma grande diferença no orçamento.

Custo médio por imagem de capa de Facebook

No geral, o preço médio de criação de imagens de capa para o Facebook podem variar entre 50€ e 6000€, dependendo das variáveis do orçamento e, especialmente, se pretende uma imagem estática ou um vídeo.

Na tabela abaixo apresentamos a logísticas e custos de produção envolvidos na criação de imagens. 

Por exemplo, pode utilizar fotografias de bancos de imagens e de ser necessário apenas o tratamento gráfico. 

Por outro lado, se pretender um live action, lembre-se que tem de contratar toda uma equipa para as filmagens e de edição de vídeo.

Estas são algumas das componentes inerentes a cada tipo de imagem e os respectivos preços aproximados:

 

Imagem de base gráfica

Fotografia com grafismo

Animação gráfica (vídeo)

Live action

(vídeo)

Imagem estática de banco de imagens ou já existente

Sessão fotográfica

Animação gráfica

Filmagens

Grafismo original

Aluguer de estúdio, equipamento e contratação de equipa

Ilustração digital /tipografia

Aluguer de estúdio, equipamento e contratação de equipa

-

Tratamento da imagem e grafismo

Motion design

Edição de vídeo

55€

650€

1000€

2300€

Que tipo de profissional deve contratar?

A pergunta não tem uma única resposta, pois depende do formato da imagem que será produzida. Mas também pelo facto de a criação de imagens gráficas (fixas ou animadas) não estar circunscrita a uma única área criativa. 

Isto é, um/a cliente poderá vir a contratar um/a designer gráfico, fotógrafo/a. editor/a de vídeo, motion designer, etc. Os honorários de cada profissional poderão variar consoante cada área e oferta de mão-de-obra.

Reputação profissional

O orçamento para uma imagem de capa de Facebook está muito ligado à experiência profissional da pessoa contratada. O valor cobrado por hora ou projecto será tão elevado quanto a cotação do/a profissional no mercado.

Tempo de entrega

O tempo dado para a execução do trabalho influencia o custo final. Quanto mais urgente o pedido mais dispendioso é o orçamento e, quanto mais complexo for o trabalho, maior é a probabilidade de a urgência ter um peso maior.

 

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