Decoração de sala: guia prático

Conselhos para decorar a sua sala e tirar o máximo proveito

A sala é uma das divisões mais importantes da casa e preparar uma decoração de sala de forma correta é algo simples se tivermos em conta alguns aspetos como: a iluminação, a distribuição dos móveis, os tons escolhidos, etc.

Se não tiver tempo nem ideias, o melhor será deixar este trabalho a cargo de um designer ou designer de interiores. Estes profissionais irão encarregar-se de projetar e criar a divisão dos seus sonhos de acordo com as suas necessidades e as especificidades da casa.

Os estilos de decoração dos últimos anos têm-se baseado em três pontos chave para saber como decorar a sala perfeita: clareza visual, capacidade de transmitir paz e luminosidade. Caso cumpra estes requisitos, não quererá sair do sofá. Por isso, neste guia propomos alguns passos e conselhos a seguir para saber como decorar a sala. 


menu
Ver todos os capítulos
keyboard_arrow_up
CAPÍTULO 51

É necessário remodelar para fazer uma decoração de sala? 

Para renovar a sua sala nem sempre precisa de implicar uma remodelação completa e aparatosa. Pode, por exemplo, optar por derrubar uma parede para ganhar espaço ou ainda mudar a cor de uma das paredes. 

Estas mudanças dependem das possibilidades arquitetónicas da sua casa, bem como da finalidade, tamanho e utilidade da sua sala. De seguida, deixamos alguns exemplos de possíveis ideias e intervenções para remodelar a sua sala de estar:

Trate ou mude o chão da sala 

Mesmo que não dê muita importância ao chão da sua sala, melhorá-lo é uma forma muito eficaz de operar uma grande mudança de visual e até mesmo de conforto térmico. Polir o mármore gasto, envernizar o chão ou alterar o tipo de material utilizado são algumas das opções a equacionar.

Poderá aproveitar o chão antigo da casa que tenha sido tapado com chão flutuante e dar-lhe um novo estilo ou, por outro lado, cobrir o chão com um pavimento de vinil por cima.

Existem diversos modelos, materiais e alternativas para remodelar a sala. Procure aquele que melhor se adapta à decoração e estilo da sua casa e orçamento disponível .


Renove as suas paredes

Pintar, colocar um papel de parede ou remover o antigo teto de estuque são ótimas opções na moda para remodelar a sala de forma rápida e simples. Tal irá criar uma grande mudança, conferindo à sala um outro ar e até um novo estilo.

Quando chegar a hora de escolher as cores para pintar a sala, poderá optar por tons claros, como por exemplo beges, cinzas, ou tons de água. Poderá também arriscar a pintar uma única parede de um tom mais chamativo, de forma a realçar a parte da sala mais interessante. Tanto uma pintura como um papel de parede serão capazes de jogar com esta ideia de destaque de certos elementos.

Outras ideias prendem-se com apostar no tijolo ou tijolo falso à vista, ou por exemplo investir na recuperação de uma parede caso tenha uma casa antiga. Outra sugestão pode passar por colocar divisórias de madeira como elementos decorativos.


Amplie a sala de estar ou crie um open space

  • Amplie a sala de estar ou crie um open space

Uma sala mais ampla pode ser conseguida simplesmente retirando um tabique. Se, por exemplo, tiver uma divisão que nunca utilize, uma boa opção será uni-la à sala. Esta ideia pode ser extrapolada para outras divisões para conseguir ganhar amplitude e funcionalidade.

Desta forma, a sala de estar irá tornar-se um espaço maior que permite a convivência e usufruto de toda a família.

Alguns exemplos para conseguir uma sala "open space" são:

  • Junte a sala e cozinha

Por norma, este tipo de união consegue-se optando por uma cozinha americana. Esta é uma remodelação um pouco mais cara, em particular se não tiver sido considerada na planta original da casa.

Porém, quando falamos de uma remodelação mais abrangente, esta surge como uma das opções mais utilizadas hoje em dia para ganhar espaço na sala ao anexá-la à cozinha.

1.3 Adeus ao terraço

Em muitas ocasiões, as varandas e terraços são espaços mal aproveitados onde se acumulam objetos múltiplos que não utilizamos. Ampliar a sala aproveitando o seu terraço é uma ótima opção para ganhar luz e espaço. Adicionalmente, esta é uma obra simples e rápida.

Contudo, não se esqueça de obter as licenças necessárias para a sua remodelação, uma vez que o seu orçamento se encontre aprovado, como por exemplo autorizações junto da Câmara Municipal ou na Assembleia de Condomínio.

1.4 Unir a sala de jantar e de estar

Se a sua mesa de jantar se encontra noutra divisão, esta é a oportunidade perfeita para unir o seu salão de jantar com a sua sala de estar. 

Quando chegar a hora de derrubar a parede que separa as divisões, é essencial criar dois espaços distintos em termos de decoração e tonalidades. Poderá adornar as suas salas de estar modernas com tapetes, cerâmicas, pintura de paredes ou ainda fazer alterações ao chão. Deste modo, será possível ter uma sala de estar moderna e ampla que seja ainda assim diferenciada nas suas funcionalidades.


CAPÍTULO 52

Distribuição do espaço na decoração de sala

A distribuição e decoração de uma sala dependerá muito do seu formato. Esta poderá ser retangular, alongada, quadrada ou irregular. Cada um destes formatos tem características distintas, para além das necessidades dos moradores da casa e do uso que será dado ao espaço.


Forma da sala

  • Sala de estar quadrada. A distribuição deverá ser diagonal e não alinhada, pois desta forma terá uma sala mais dinâmica e que parecerá maior. Neste tipo de sala, um sofá com chaise long ou um combinado com poltronas poderão ser apostas vencedoras. Para além disso, se adicionar uma mesa retangular ou redonda irá contrariar o formato da planta. Estes truques farão a sua sala parecer saída diretamente de uma revista.
  • Sala de estar alongada. Se tiver espaço suficiente, poderá colocar dois sofás frente a frente com um tapete longo para unificar as áreas. Caso contrário, deverá concentrar todos os móveis e objetos numa única parede. As cores claras e texturas e tonalidades distintas irão ajudar a fazer os móveis parecer mais próximos. Não inclua prateleiras do chão ao teto, pois estas farão o espaço parecer mais estreito.
  • Sala de estar com formato irregular. Os móveis feitos à medida são os melhores aliados de uma sala de estar com estas características. Coloque o sofá na parede mais reta para que seja o protagonista. Tire partido das irregularidades, convertendo-as em zonas especiais, por exemplo pintando uma parede curva de um outro tom.

Para além de tudo isto, é preciso haver clareza relativamente à localização dos radiadores e janelas quando estiver a decidir como decorar a sala.

Primeiro deverá posicionar as peças maiores: o sofá, a mesa de centro de sala e o móvel da televisão. Depois de colocar esses elementos no espaço alocado, poderá passar a organizar os detalhes que irão depender da sua personalidade e estilo.

Poderá optar por uma decoração de sala simples, com decoração minimalista e por exemplo por um estilo específico, como o estilo escandinavo. Pode optar por:

  • Criar um espaço com estantes de livros se tiver muitas revistas e livros;
  • Colocar um bom sofá se gostar muito de ver filmes;
  • Arranjar uma boa mesa com cadeiras se englobar também aqui a sua sala de jantar.

Distâncias e medidas básicas

  • Zonas de passagem. É importante que a divisão seja ampla para transmitir a sensação de espaço. A recomendação é manter no mínimo uma distância de 80 centímetros a 1 metro, especialmente se existirem gavetas ou móveis com armários no caminho.
  • Entre os móveis. Os decoradores de interiores sugerem que se deixe cerca de 15cm de distância entre o sofá e as mesas de apoio, e cerca de 1 metro de distância entre a mesa de centro de sala e o sofá para que se possa sentar de forma cómoda e mover as pernas.
  • Mesas e cadeiras. Se tiver uma sala de jantar, deverá deixar cerca de 90 cm de espaço atrás das cadeiras para as poder deslocar e separar zonas com a parte de trás dos móveis, como por exemplo recorrendo a um sofá.

Perguntas básicas

  • Considerar as proporções. Recomendamos escolher móveis ou peças que sejam proporcionais ao espaço de que dispõe. Aposte também no conforto e simplicidade, pois é sempre mais prático.
  • Quanto tempo passa na sala? Coloque esta questão a si mesmo ou mesma, para que possa compreender quais as necessidades da sua sala. Se tem uma família grande, recebe muitas visitas, se só usa a sala ao fim de semana…
  • Tem espaço suficiente? Por exemplo, entre o sofá e a televisão deverá manter um espaço mínimo de dois metros.

CAPÍTULO 53

Desfazer-se ou aproveitar a decoração de sala atual 

Quer pequenas modificações ou uma alteração radical? Esta é uma pergunta que precisará de responder para saber como decorar a sala.

Mudança parcial

No entanto, também poderá aproveitar alguns elementos da decoração atual e incorporar pequenas alterações de estilo e elementos decorativos. Ultimamente está muito na moda combinar estilos de decoração e este poderá ser um ponto a seu favor.

Uma estante de metal em estilo industrial e uma cadeira de baloiço antiga funcionam como uma mistura de decoração moderna. Troque ainda as capas de almofadas ou do sofá, as cortinas ou simplesmente a disposição da sala.


Mudança total

Por exemplo, se tiver uma sala com um estilo antiquado que agora pretende transformar para um estilo minimalista, quase nada da sala atual ficará. Nestes casos, o mais recomendável é colocar o trabalho nas mãos de um profissional de decoração como designers e decoradores/as de interiores.

CAPÍTULO 54

Escolher o estilo de decoração de sala 

A escolha de um estilo decorativo para a sala deverá ter correspondência com o estilo geral da casa. Para ter um lar equilibrado, é importante que todas as suas divisões tenham harmonia decorativa. O estilo irá depender do seu gosto, das necessidades da casa e de quem lá habita.

Estilos decorativos

Os estilos decorativos mais representativos nos dias de hoje são:

  • Estilo escandinavo;
  • Minimalista;
  • Rústico-moderno;
  • Estilo industrial;
  • Étnico ou boho chic;
  • Wabi sabi;
  • Decoração mediterrânea.

CAPÍTULO 55

Escolha uma cor central para a decoração de sala 

De que cor pinto a sala de estar? Escolher bem a cor das paredes é essencial. Deve combinar com o mobiliário, e cumprir a função estética que procuramos: reduzir ou ampliar a sala, transmitir luz ou calor, ser mais fria ou mais luminosa...também convém ter em conta outros elementos como o chão, o teto ou os caixilhos das janelas e portas. Todos os detalhes contam.

Cores segundo o mobiliário

Também terá de ter em consideração a mobília quando escolher a cor das paredes. De que cor são os seus móveis?

  • Escuros. Esqueça os tons castanhos neste caso, e opte por um bege capaz de potenciar as suas peças.
  • Claros. Aqui tem outras vantagens. Pode escolher entre tons pastel, médios ou mais intensos.

Recomenda-se pintar a sala de estar da mesma gama de cores que o resto da casa. Geralmente usam-se os cinzas, alternando entre tons claros e escuros, mas esta trata-se de uma questão de gosto e estilo.


Cores segundo o estilo decorativo

Dependendo do estilo decorativo da sala, a gama cromática irá alterar-se:

  • Sala de estar moderna: brancos, cinzas e azul petróleo;
  • Sala de estar clássica: tons de pedra, beges e cinzas;
  • Sala de estar vintage: tons claros de verde, azul ou cinzas.

Recomendamos que faça uma lista das cores que mais gosta, tendo em conta a sua gama de cores com tons suaves, médios e intensos de cada cor. A partir daí, pode escolher o que se adapta mais a si e ao seu estilo.

Poderá também fazer testes de cor, para descobrir o que funciona melhor para si e encontrar cores complementares que unifiquem a sua decoração. Poderá usar tons contrastantes em cortinas, almofadas ou tapetes. Procure elementos de destaque para a sua sala.


CAPÍTULO 56

Móveis de sala de estar imprescindíveis 

Mobiliário complementar

Para além destes básicos, precisará de outros complementos para decorar a sala. Recordamos que um sentido estético é essencial para não sobrecarregar o espaço e a personalidade será a cereja no topo do bolo para criar um elemento diferencial.

  • Candeeiro de teto. Este pode tornar-se um elemento estrela se escolher bem.
  • Cadeira ou poltrona de balanço. Poderá ser colocada num canto, juntamente com uma luz, para se configurar como zona de leitura.
  • Uma peça única. Uma cadeira antiga, uma escrivaninha restaurada, uma mesa de desenho, um espelho para sala...Tenha um objeto capaz de se destacar dos demais.
  • Plantas. Jarros com flores, plantas penduradas ou no parapeito da janela. A vegetação dá sempre vida a qualquer divisão da casa.

Mobiliário básico

Uma sala de estar deverá ter certos móveis base:

  • Sofá. O sofá é uma das peças chave da sala e tem de ser cómodo por natureza. Mais, terá de ter em conta uma certa estética, enquadrando-se na linha do resto do mobiliário.
  • Móvel de televisão. Desde uma mesa simples, uma prateleira formada por quadrados, um armário com gavetas, um móvel baixo, etc. As possibilidades são infinitas.
  • Mesa auxiliar. É essencial ter uma mesa que sirva de apoio para livros, revistas, telefones, ou para colocar lâmpadas ou jarros.
  • Mesa e cadeiras. Se tem sala de jantar, escolha mesas e cadeiras cómodas e práticas.
CAPÍTULO 57

Combine texturas na decoração de sala

As texturas criam ambiente e enriquecem a decoração de sala.

Conselhos chave

Aposte na combinação de tapetes, mantas para o sofá e almofadas de diferentes tecidos e padrões. Para isto, pode optar por utilizar o mesmo tom de cor ou por dar dar protagonismo a algum elemento.

Com a mudança de estações, é apropriado variar os tons. Adaptar a sala de estar à estação. Os tecidos de linho são mais adequados para o verão e a lã para o inverno.

Não são apenas os tecidos que são capazes de criar textura. O acabamento das paredes, chão, o toque dos móveis...preste atenção a estes pequenos detalhes para saber como decorar a sala e mantê-la equilibrada.


CAPÍTULO 58

Decorar as paredes da sala de estar

Ideias para as paredes

As paredes de uma casa dizem muito sobre quem as habita. As da sala de estar não são menos importantes. Oferecemos agora algumas opções para decoração das paredes:

  • Colagem de fotos de viagens, da infância, de amigos…
  • Criar uma pequena galeria de arte com quadros dos seus artistas favoritos
  • Uma estante de livros à medida que ocupe toda a parede
  • Incorporar uma parede de vidro para dividir ambientes
  • Fazer uma parede de madeira, tijolo ou pedra para fins decorativos
  • Utilizar papel de parede numa única parede
  • Usar espelhos de vários tamanhos
  • Ter uma prateleira para fotos ou jarros de flores

CAPÍTULO 59

Ilumine com estilo

A iluminação é um dos aspetos fulcrais quando procura saber como decorar a sala. É importante criar ambientes e zonas de destaque para dar realce a cada parte da divisão.

Aspetos básicos

Uma luz de teto e alguns focos irão permitir iluminar toda a sala. Se vai ler ou ver televisão, o melhor será encomendar um candeeiro de pé para ter junto ao sofá. Não se poderá esquecer também dos candeeiros de mesa, que se encontram habitualmente nas mesas de apoio e que servem para criar luz ambiente.

A luz natural, sempre que possa contar com ela, será a melhor aliada para conferir amplitude e claridade à sala. Não a desperdice e abra sempre os cortinados.


CAPÍTULO 60

Truques de decoração de sala para fazer com que a divisão pareça maior 

Como ganhar espaço

Em casas ou apartamentos pequenos, ter uma sala grande e ampla é quase impossível. A decoração de sala pequena implica “enganar” para ganhar espaço.

  • A arrumação. Uma sala organizada parece maior. Concentre a zona de armazenamento junto à parede e utilize caixas e cestos para os objetos mais pequenos.
  • Móveis leves. Mesas sem prateleiras, prateleiras simples, pufes… escolha elementos que ocupem menos espaço.
  • Fora com as cortinas. Para aumentar metros à sua sala, deixe sempre espaço livre em frente à janela e abra as cortinas. Com este gesto simples, o olhar irá dirigir-se para o exterior, o que cria uma ilusão de que a sala aumentou de tamanho

Para lhe proporcionar a melhor e mais rápida experiência possível, este site guarda cookiesAceitar