Quanto custa um serviço de Gestão de Condomínios na Zaask 5€ - 15€ /mês/fracção

Preços com base na média nacional

Uma empresa de gestão de condomínios pode ser de especial utilidade para os prédios de maior dimensão que não podem ou não querem ter um responsável interno. Gerir moradias, apartamentos, espaços comerciais e outros imóveis não é tarefa fácil, sendo uma das soluções mais indicadas contratar um serviço de administração de condomínios.

São muitos os factores que afectam os preços de um serviço de gestão de condomínio. O custo mínimo por mês ronda os 5€ por cada fracção e o máximo os 15€ por cada fracção. O valor médio anda à volta dos 7€ mensais por cada fracção .

Onde se faz a gestão de condomínios?

A gestão pode envolver apenas uma ou várias unidades, habitáveis a tempo inteiro ou como destino de férias. 

A pessoa ou empresa responsável por gerir o condomínio participa na cobrança de quotas, trata da contabilidade e gere manutenção e reparações. 

Tratando-se de um alojamento para férias, ajuda na gestão in loco, check-in e check-out de hóspedes e até em decoração de interiores, limpeza e serviços de lavandaria.

Como calcular custo mensal de gestão de condomínios 

Muitas empresas de gestão de condomínios cobram uma quantia mensal para tratarem da recolha das rendas, pequenas reparações e comunicar com os inquilinos.

No caso das residências particulares, esse valor pode, por vezes, corresponder a uma percentagem da renda do inquilino e, outras vezes, resulta de um valor fixo.

Há empresas que, procurando ir ao encontro das necessidades de cada tipo condomínio, criam pacotes distintos de oferta de serviços. Nestes casos, os preços variam em função do pacote escolhido, variando entre 10% e 35% da renda.

Funções de uma ou um administrador de condomínios

Como uma casa que tem uma governanta que supervisiona todas as necessidades do espaço, as empresas de gestão de condomínios tomam conta de prédios conjuntos. Em cada condomínio está uma pessoa que assume a função de administrador ou administradora.

Por exemplo, num prédio, esta pessoa administra, grosso modo, a manutenção de espaços comuns, a gestão de despesas e a colecta de quotas. Mas as suas funções vão muito além disso:

  • Convocar e moderar assembleias de condóminos
  • Elaborar o orçamento de cada ano
  • Verificar a existência de seguro contra o risco de incêndio
  • Cobrar as receitas e efectuar as despesas comuns
  • Representar o grupo de condóminos perante autoridades administrativas
  • Assegurar a execução do regulamento do condomínio

O que é a gestão de condomínios externa?

Para quem tem muitos imóveis ou para condóminos que não desejam voluntariar-se para o cargo de administrador ou administradora do espaço, não há nada mais prático do que recorrer a uma empresa de gestão de condomínios.

Qualquer empresa de gestão de condomínios deve estar apta a prestar serviços de cobrança da renda mensal e pagamento de contas, impostos e outras despesas.

Dependendo do tipo de contrato, pode prestar apenas ajuda nestas dimensões ou então substituir a ou o administrador em todas as suas funções.

Uma outra vantagem de recorrer aos serviços de administração de condomínios externa é a possibilidade de a empresa realizar a manutenção, limpeza e ainda prestar apoio jurídico.

Como escolher uma boa empresa de gestão de condomínios?

A figura da administradora ou do administrador é essencial para qualquer condomínio residencial ou comercial. Contudo, a actividade desempenhada por empresas (por uma entidade de fora) não é regulada. 

Recomendamos investigar as referências da empresa. Poderá fazê-lo através de pessoas e, seguidamente, verificando se a empresa está legalizada no Instituto dos Registos e do Notariado.

Tenha em consideração também que cada condomínio tem diferentes necessidades, sendo importante encontrar uma empresa que se adequa ao local.

Gestão de alojamentos turísticos

O aumento do turismo em Portugal criou uma procura de serviços de gestão de alojamentos turísticos. Muitas empresas viram a oportunidade entraram neste mercado de arrendamento.

Os serviços disponibilizados dividem-se em 3 grupos: 

  • Gestão de hóspedes
  • Controlo de entradas e saídas 
  • Limpeza do alojamento

Cada um destes grupos subdivide-se em outros, onde se incluem a gestão de reservas e cancelamentos, recepção de hóspedes, vistoria do espaço na saída, limpeza, manutenção, entre muitas outras possibilidades.

Também aqui são várias as empresas que oferecem pacotes variados. Habitualmente, o custo da gestão de alojamentos turísticos oscila entre 10% e 30% do montante arrecadado.

Factores que fazem variar o preço da gestão de condomínios

Uma empresa que se encarrega da administração de um condomínio ou, por exemplo, um alojamento turístico faz orçamentos de acordo com cada cliente.

Quais são os principais factores que influenciam o cálculo dos custos do serviço?

  • Número de proprietários ou fracções
  • Existência de porteira ou porteiro
  • Serviço de limpeza
  • Existência de jardim, piscina, churrasqueira e outros espaços comuns
  • Número de elevadores
  • Disponibilidade da ou do administrador de condomínio
  • Localização do condomínio
  • Número de assembleias mensais ou anuais
  • Prestação de apoio jurídico

Simplificando: quanto mais condóminos, áreas, necessidades de manutenção e outros tipos de apoio a ou o administrador tiver de prestar, mais caro o serviço. A localização, isto é, se o condomínio se situa numa zona imobiliária atractiva também faz subir o montante da factura mensal.

Número de condóminos e espaços comuns

Este é um factor de peso para o cálculo do orçamento mensal. Significa que o trabalho de administração do condomínio aumenta na mesma medida que o número de proprietários e espaços comuns, como piscina e jardins, pois exigem manutenção.

Porteira ou porteiro e serviço de limpeza

Em Portugal, é muito comum que o ou a porteira seja também responsável pela limpeza do espaço. Porém, em prédios estas funções poderão ser divididas por profissionais diferentes.

Normalmente, é a empresa de gestão de condomínios que fica responsável por contratar o ou a porteira ou os serviços de limpeza e por gerir estes pagamentos.

Localização do condomínioA localização do imóvel pode afectar o preço dos serviços de gestão do condomínio. Nas regiões onde as rendas são mais altas (por exemplo, centro de Lisboa) o custo de arrendamento é mais elevado.

Como a maioria dos serviços, o custo de mensal de gestão de condomínios, limpeza e manutenção acaba por ser mais elevado.

Fundos de maneio da gestão de condomínios

Algumas empresas podem solicitar aos proprietários uma quantia de reserva destinada a reparações urgentes. Por exemplo, se um elevador avariar, a ou o administrador não terá (dependendo do custo de reparação) de recolher o montante de todos os condóminos. 

Geralmente, o fundo de maneio é mantido com um montante fixo, frequentemente equivalente a um mês de quota de condomínio. 

O contrato com a empresa de gestão de condomínios deve fixar o valor máximo que pode ser gasto numa reparação, sem ter de obter primeiro a aprovação dos proprietários. Findo o contrato, o fundo de maneio deve ser devolvido.

Conselhos para os condóminos

Decidiu contratar uma empresa de gestão de condomínios? É uma excelente solução. No entanto, como proprietário ou condómino, não se esqueça que tem o direito e dever de estar a par do que se passa no condomínio.

Sempre que houver suspeita de má gestão, qualquer condómino tem o direito de requisitar explicações e apresentação de documentos. Por lei, a ou o administrador, interno ou externo, tem de aceder ao pedido destes documentos:

  • Actas de assembleias de condóminos 
  • Orçamentos 
  • Receitas, despesas e respectivos comprovativos 
  • Contratos (por exemplo, de luz, água, elevadores) 
  • Correspondência recebida e enviada 
  • Inventário de bens comuns do condomínio (por exemplo, bomba de água)
  • Regulamento do condomínio

Frisamos também a obrigatoriedade de elaboração de um regulamento de condomínio, caso neste habitem mais do que quatro condóminos. Se não for redigido em assembleia, poderá ficar à responsabilidade da ou do administrador (interno ou externo).

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