Quanto custa um serviço de criar uma loja de e-commerce na Zaask 200€ - 20000€

Preços com base na média nacional
Chart
200500600020000

A digitalização dos mercados é cada vez iminente e, neste sentido e criar uma loja de e-commerce é uma ferramenta imprescindível para muitos negócios. Os e-commerce ou lojas online podem ser uma extensão da loja física ou ser um negócio por si mesmo. Entre as suas principais vantagens importa destacar:

  • Custos estruturais, de criação e manutenção, mais baixos
  • Maior versatilidade, flexibilidade e capacidade de adaptação ou mudança
  • Maior alcance em termos de audiência
  • Acesso a um mercado global 

O preço de criar uma loja de e-commerce pode partir dos 200€, ainda que, considerando o nível de competências necessárias para este projecto, pode ser um investimento insuficiente para obter bons resultados. O orçamento vai depender de factores como o tipo de loja online que se precisa, os objectivos comerciais da mesma, o desenho gráfico, a apresentação e outros aspectos associados à criação de websites, como o resgisto do domínio e  a contratação do serviço de alojamento (hosting). 

Tendo isto em conta, e de maneira orientativa, uma loja online muito simples com poucos produtos e criada a partir de plataformas como a Shopify pode ter um custo aproximado de 400€. No entanto, o custo de desenvolver desde cedo um e-commerce minimamente competitivo parte dos 1500€. 

É necessário entender que nem todas as fórmulas são aplicáveis a todos os casos e que só a partir dos detalhes de cada projectos, os e as profissionais poderão dar um orçamento exacto. Isto dificulta proporcionar preços orientativos com maior precisão, mas se optar por desenvolver e fazer o design de uma loja online é provável que o orçamento final se encontre entre 3000€ e 15000€. 

De seguida, iremos apresentar alguns factores que influenciam o custo do serviço. 

Criar uma loja de e-commerce: desenvolvimento

O desenvolvimento da loja online pode realizar-se através de diferentes tipos de Content Management System (CMS) ou sistemas de gestão de conteúdo. 

Por um lado, há os sistemas das plataformas de comércio electrónico como Shopify, que permitem criar lojas online. Estes são sistemas optimizados para criar com relativa facilidade lojas virtuais. Algumas das vantagens:

  • Fácil personalização;
  • Fornecimento das formas de pagamento;
  • Oferecem funcionalidades de criação de campanhas de marketing (descontos, cartões presente…), 
  • Fácil gestão de stock
  • Permitem a comunicação com clientes
  • Possibilidade de otimização para SEO. 

Alguns inconvenientes:

  • A loja e-commerce não é uma propriedade sua
  • Pode não ser possível a posterior migração para outros sistemas 
  • Custos fixos mensais pelo uso do serviço e percentagens por cada transação
  • Não é totalmente personalizável, tem de seguir alguns moldes específicos.

Por outro lado, existem opções mais flexíveis que permitem configurar e personalizar a loja online mais amplamente, mas que também necessitará de maior intervenção por parte de profissionais de desenvolvimento web, web design ou marketing digital. Entre as plataformas deste tipo destacamos o Prestashop, o Wordpress e o Magento.  

No caso de optar Shopify ou Woocommerce, os custos de contratação de um ou uma profissional de desenvolvimento web que configure a loja virtual pode rondar os 500€, mas se utilizar o Prestashop ou o Magento, provavelmente o orçamento situa-se entre os 1200€ e os 3000€. 

 

CMS

Características

Custos 

Shopify

  • Fácil de configurar
  • Elevado número de funcionalidades 
  • Potência média 
  • Custo fixo mensal
  • Recomendado para começar

27 - 277 €/mês

Comissão sobre venda 

Woocommerce (Wordpress)

  • Plugin gratuito que permite criar lojas online no Wordpress
  • Baixa potência
  • Limite de 100 produtos
  • Recomendado para lojas online pequenas  

0 €

Prestashop

  • Potência média 
  • Maior equilíbrio entre funcionalidade e facilidades de uso 
  • Ideal para pequenos e médios projectos 
  • Dificuldade de configuração média 

0 €

Magento

  • Mais potente 
  • Recomendado para lojas online com grande volume 
  • Sistema mais difícil de configurar 
  • Melhor plataforma de comércio electrónico para SEO

0 €

Versão premium

Design web (UI) de loja online

Os CMS dispõem dos chamados temas, que são estruturas básicas que servem de esqueleto para a loja virtual. Cada tema tem o seu próprio estilo gráfico, fonte, palete de cores, transações, botões, etc., e os preços podem ser desde zero a 300€, segundo a plataforma e o tema. Em qualquer casa, recomenda-se personalizá-lo para garantir que a loja online seja original, apelativa e de confiança para os potenciais clientes.

Por isso, quer opte por um ou outro CMS, será necessário contratar profissionais de web design para fazerem o design da interface da sua loja virtual. O preço deste serviço oscila geralmente entre 250€ e 4000€, em função do sistema CMS escolhido para o desenvolvimento do e-commerce, o número de páginas e funcionalidades, o nível de detalhe pretendido ou o tipo de intervenção necessária.  

Nestes casos, os valores teriam em conta a existência de uma marca ou estilo gráfico definido, pois o desenvolvimento criativo de uma identidade de marca elevaria este orçamento. De forma orientativa, o custo de criar um logotipo situa-se entre 150€ e 1500€, conforme casa caso. 

Design de experiência de utilizador (UX) da loja online

Caso opte por um CMS mais flexível, como o Prestashop ou o Magento, também se recomenda contar o trabalho de um ou uma designer especializada em experiência de utilizador (UX). Este perfil profissional encarrega-se de definir o design da estrutura web, optimizando-a para que os potenciais clientes tenham uma boa experiência de navegação e compra. Pelo contrário, existe o risco de que as pessoas que cheguem a uma loja de e-commerce não saibam bem como realizar a compra ou não sejam dirigidas correctamente ao longo do processo de compra. 

O preço de design a experiência web de uma loja online de tamanho médio e criada de raiz pode situar-se nos 1500€.

Nalguns casos, há designers web com perfil misto, ou seja, com conhecimentos e experiências tanto em desenho de interface (UI) como em design da experiência de utilizador (UX). 

Também é possível contratar estes perfis optando por um preço por hora. Neste caso, os preços por hora costumam variar entre os 20€/h e os 45€/h.

Funcionalidades 

Parte do trabalho de desenvolvimento web consiste em garantir o correcto funcionamento da loja online. Para isso, e tendo em conta os objectivos da performance web, vendas, marketing ou posicionamento SEO, será necessário definir e implementar as funcionalidades que se adequem às necessidades e objectivos do projecto. 

Algumas das funcionalidades podem ter um custo que mais além do valor associado à sua programação. Exemplos:

  • O W3 Total Cache ajuda a reduzir o tempo de carregamento do website - pode ser gratuito ou optar-se pela versão paga que custa 90€. 
  • A Thrive Leads recomenda-se para a gestão e captação de subscrições, custando 60€, aproximadamente
  • Para se poder implementar um sistema de pagamento (Paypal, MBWay, Easypay, Cartões de Crédito Virtuais) também têm de se pagar uma taxa ou comissão. Consulte as várias opções e veja as que mais interessam para a sua loja online. Para além disso, o ou a profissional também pode irá incluir custo desta implementação no serviço.

Fotografias de produto para criar uma loja de e-commerce

Especialmente nas compras online, a apresentação do produto é chave para as vendas. Ao não o poder experimentar, ver ou tocar, as fotografias do produto têm de transmitir a sua essência, que seja o tacto do tecido, o tamanho do objecto ou as suas cores. 

Por isso, recomenda-se considerar como parte do orçamento da loja online, a fotografia de produto. Em média, o preço do serviço é de 20€/ud., ainda que oscile entre os 5€/ud. E os 50€/ud. em função do número de produtos a fotografar, o tipo de produto ou o nível de retoque fotográfico necessário. Se for preciso contar com modelos ou adereços, terá de acrescentar os custos associados. 

Alojamento e domínio para criar uma loja de e-commerce

O alojamento é o espaço virtual em que se guardam os dados da loja online e o domínio é o nome através do qual se pode encontrá-la na web. O domínio pode custar entre 9€ e os 80€ anuais, enquanto que o hosting pode ir dos 60€ aos 300€ anuais. No caso das lojas online, há sistemas que oferecem ambos os serviços incluídos nas suas tarifas ou que o permitem contratar: 

CMS

Custo de alojamento e domínio

Shopify

Incluído no custo mensal (de 27€ a 277€/mês)

Prestashop

120 €/ano

 

Quota para manutenção ou suporte

Depois de criar a loja online, e especialmente se optou por um CMS que requer maior intervenção a nível de desenvolvimento web ou web design, pode ser necessário contar com apoio profissional de forma regular ou esporádica. Assim, se for necessário fazer algum ajuste, corrigir erros no sistema, mantê-lo actualizado, aumentar a capacidade da web, optimizar a sua performance… recomenda-se definir um preço mensal ou por hora com a empresa ou profissional. 

Neste sentido, a equipa de manutenção e suporte estarão mais ligadas à programação, ao design gráfico ou à fotografia de novos produtos. 

Outros serviços relacionados com a loja de e-commerce

Até agora não se mencionaram os custos imprescindíveis relacionados com a criação de um e-commerce. Não obstante, há outro tipo de aspectos aos que também se tem de atender para obter bons resultados e crescer como negócio digital. 

Apresentamos, assim, uma lista com outros aspectos e perfis profissionais complementares a ter em conta, assim como alguns preços orientativos: 

 

Tarefa

Custo

Certificados SSL

20€/ ano - 1300€/ ano

Formação em e-commerce

A partir de 120€

Consultoría posicionamiento SEO

80 - 600 €/mês

Gestão de Google Adwords

50€/mês - 400€/mês 

Gestão de email marketing

11€/h - 40€/h

Criação de conteúdo

15€/ artigo - 200€/ artigo

Procura criar uma loja de e-commerce para o seu próximo projecto?
Agora que tem uma ideia dos preços vamos encontar o profissional certo para si!

Faça o seu pedido sem compromisso

Preencha um breve questionário explicando-nos aquilo de que necessita.

Receba vários orçamentos grátis

Compare as diferentes propostas, perfis, portefólios e avaliações.

Realize o seu projecto rapidamente

Converse com os e as profissionais e escolha aquele/a que melhor se adapta às suas necessidades.

Como sabemos estes preços?
Todos os anos, milhares de pessoas procuram profissionais na Zaask para os seus projectos. Monitorizamos os orçamentos dos profissionais e partilhamos essa informação consigo.
25k Projectos mensais
+400k Orçamentos dados
15k Profissionais que orçamentaram