Quanto custa um serviço de brand book na Zaask 8000€ - 35000€

Preços com base na média nacional

Um brand book é um manual de normas para a apresentação da mensagem de uma marca e utilização dos seus elementos visuais - e até sonoros. Nos primeiros estágios de desenvolvimento de um negócio ou outro tipo de projecto, é essencial dedicar tempo e dinheiro ao desenvolvimento de um brand book. É este código que, se seguido, possibilitará a construção de uma imagem sólida e, acima de tudo, reconhecível.

Normalmente, este manual de normas é criado por brand designers e designers gráficos, que, no seu dia-a-dia de trabalho, desenvolvem elementos complementares ao brand book. Como nos outros serviços de branding, os preços deste estão sujeitos a vários factores, podendo variar entre 8000€ e 35000€. Actualmente, o custo médio de um brand book é de 10.000€.

O que pode incluir um brand book

O guia de estilo de uma marca vem sempre com regras de como se deve aplicar e - não menos importante - de como não se deve utilizar os elementos que constituem e identificam uma marca . As regras podem abordar estes tópicos:

  • Logótipo;
  • Paleta de cores;
  • Dimensões dos elementos;
  • Tipografia;
  • Assinatura;
  • Iconografia;
  • Ilustração;
  • Posicionamento dos elementos;
  • Mensagem da marca;
  • Tom de voz da marca;
  • Outros elementos.

Nível de detalhe

O número de elementos visuais abordados no brand book e, consequentemente, de todas as opções e regras de utilização influencia directamente o valor do orçamento. Quanto maior for o tempo despendido na conceptualização e desenvolvimento do livro da marca, mais pagará por este serviço de branding.

A área de actuação da empresa pode obrigar ao desenvolvimento de mais tópicos no brand book. Por exemplo, a comunicação de um canal de televisão necessita de regras para a linguagem escrita e falada, para além da visual e sonora. Por comparação, uma empresa que só tem presença digital não precisa de um brand book tão grande.

Pacote de branding

Os estúdios de design e freelancers oferecem pacotes de branding que incluem uma série de serviços. Por norma, o desenvolvimento do brand book em conjunto com outros elementos é mais económico. No entanto, se já tem a maior parte do trabalho, mas necessita da visão profissional para criar um “guia de estilo”, então é provável que pague mais por este serviço individual. 

Contratar estúdio ou freelancer

Existem excepções, mas geralmente os e as freelancers cobram menos à hora do que um estúdio de design. O facto de ser só uma pessoa a trabalhar e de não estar associada a um espaço físico, como acontece com as agências, ajuda a reduzir os custos do serviço. 

Dimensão do negócio do ou da cliente

Um brand book é destinado a startups, PMEs e grandes empresas. A dimensão do negócio vai inflacionar o orçamento, pois quanto maior e mais conhecida for uma marca, mais caro será o serviço. 

Região do país

Como referido acima, o trabalho remoto ajuda a reduzir custos dos serviços, especialmente nas áreas criativas. Para além de freelancers, os estúdios de design trabalham desta forma, no entanto, para estes casos, a localização do prestador de serviço não deixará de ser um factor relevante para o orçamento, mais caro nas grandes cidades do país, como Lisboa e Porto.

Procura brand book para o seu próximo projecto?
Agora que tem uma ideia dos preços vamos encontar o profissional certo para si!

Como sabemos estes preços?
Todos os anos, milhares de pessoas procuram profissionais na Zaask para os seus projectos. Monitorizamos os orçamentos dos profissionais e partilhamos essa informação consigo.
25k Projectos mensais
+400k Orçamentos dados
15k Profissionais que orçamentaram