Guia para organizar o casamento

Vou-me casar, por onde começo?

Para muitas pessoas, o casamento é um dos projectos mais importantes das suas vidas, o que não é de estranhar. É uma oportunidade única para reunir as pessoas que mais se gosta, para marcar um dia especial no calendário e para sair completamente da monotonia. Vai celebrar a relação que vai unir as duas pessoas que são tão especiais uma para outra e para marcar o começo de uma vida em comum. Assim sendo, como não ser um projecto de tão elevada importância?


Como todo o projecto que se preze, necessita de planificação, de ideias, de decisões, de investimento e de ajuda profissional. Sabemos que, provavelmente, já imaginaram os momentos altos da cerimónia mas é normal que, durante os preparativos, mudem de opinião, descubram outras possibilidades ou façam alguns ajustes em relação ao orçamento. Tudo se verá quando chegar a hora da verdade, ou seja, no decorrer dos preparativos e da construção de cada um desses momentos.


Ninguém se casa todos os dias, daí que a pergunta mais frequente após de se anunciar o casamento, seja “por onde começamos?”. Não há que entrar em stress. O primeiro passo deve ser mesmo fazer uma lista. Podem começar por ir buscar referências e ideias em que se podem inspirar, por contactar profissionais de cada sector e por comparar as propostas para escolher a que melhor se ajusta à cerimónia que projectaram na vossa mente. Na Zaask, queremos que tudo vos corra às mil maravilhas e assim, podem contar connosco para vos acompanhar neste projecto tão especial. Aqui podem consultar a nossa lista para organizar o casamento, inspirarem-se nalgumas ideias e encontrar profissionais disponíveis na vossa zona para os diferentes serviços.

menu
Ver todos os capítulos
keyboard_arrow_up
CAPÍTULO 12

O casal

O casal, como protagonistas desta história, deve preparar-se para o casamento em vários sentidos. Seja uma cerimónia religiosa ou pelo registo civil, com 20 ou com 200 pessoas convidadas, do estilo boémio ao glamoroso, é importante que os e as protagonistas se sintam especialmente bem consigo mesmos nesse dia, tanto física como psicologicamente. Sabemos que a organização pode ser um processo muito stressante, especialmente porque está inerente todo o stress do trabalho e a vida social - para simplificar, podem contar com vários perfis profissionais podem ajudar a preparar a cerimónia.

Maquilhagem

Recomenda-se que contem com a ajuda profissional neste ponto, incluindo as pessoas que não estão habituadas a usar maquilhagem no seu dia-a-dia. Ainda que seja comum pensar que com uns pequenos retoques nesse dia seja suficiente, o certo é que há que ter várias coisas em conta.

Os nervos

Mesmo que sejam uns ninjas da maquilhagem, esse dia é para vocês, para que se cuidem, desfrutem e não se preocupem. Os nervos dos momento e a atenção dedicada aos mais pequenos aspectos vão ser factores que contribuem para que as emoções fiquem à flor da pele. Fazer um risco direitinho poderá ser uma missão impossível nesta altura!

Esta tem de ser uma maquilhagem especial

A maquilhagem de casamento tem em conta vários aspectos como as horas do dia em que será a celebração, o tempo que terá de aguentar, a resistência às lágrimas de emoção e à transpiração da bança. Não nos podemos esquecer também do controlo de brilhos de acordo com a iluminação (natural ou artificial) para fotografias e vídeos, nem que deve combinar com o resto do outfit.

A preparação

A maquilhagem para casamentos não se escolhe, normalmente, no próprio dia - é necessário todo um trabalho prévio. Primeiramente, é necessário fazer uma preparação da pele para que nesse dia esteja completamente saudável e para potenciar a aplicação de maquilhagem, por mais natural que esta seja. É também essencial realizarem-se provas ou testes para garantir que a maquilhagem se ajusta às necessidades, gostos e expectativas da pessoa.

Preço médio para maquilhagem

20€ - 300
20
300

O preço para este tipo de serviço costuma variar entre os 20€ e os 300€, situando-se o preço médio nos 120€. Os parâmetros que influencia o cálculo do seu valor são os seguintes:

1. Serviços incluídos

O serviço principal será a maquilhagem do próprio dia, no entanto, este podem adquirir alguns serviços complementares, que aumentem o valor total. Alguns desses serviços passam por provas de maquilhagem, um tratamento prévio, extensões de pestanas, depilação ou manicure.

2. Manutenção

Como a jornada é longa e se sucedem momentos de diferentes tipos, é fácil que a maquilhagem se danifique um pouco e seja necessário retocá-la. Uma opção pode passar por contratar uma maquilhadora ou um maquilhador para que o ou a acompanhe durante todo o evento ou durante as horas em que se vá realizar a maior parte da sessão fotográfica.

3. Pessoa maquilhada

As características da pessoa que vai ser maquilhada também podem influenciar o serviço. Por exemplo, normalmente a noiva ou o noivo preferem uma maquilhagem mais elaborada do que os outros convidados ou convidadas.

4. Local

Contratar um serviço em zonas onde o custo de vida é mais elevado, fará com que o valor deste tipo de serviços seja mais caro do que em locais com um custo de vida menor. Se, para além disso, a realização do serviço implicar um ou mais deslocamentos por parte do ou da profissional, o valor total pode ser aumentado para cobrir os gastos de deslocação.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Tratamento facial
20€ - 500€
Maquilhagem
35€ - 120€
Extensões de pestanas
25€ - 90€
Depilação de sobrancelhas e buço
10€ - 25€
Manicure
8€ - 25€
Maquilhagem de noiva/noivo
20€ - 300€

A manicure pode ajudar-vos em muitos sentidos, desde tapar imperfeições da pele até potenciar os traços mais bonitos. Esta pode ser uma boa ocasião para a experimentar, e com a ajuda profissional adequada, poderão descobrir quais são as melhores opções de acordo com o vosso estilo e gosto pessoal, o modelo da roupa, o penteado ou os acessórios escolhidos para a ocasião. De facto, estão incluídos alguns tipos de maquilhagem, de acordo com o que querem transmitir e com a temática que querem dar ao vosso casamento: natural, gloss, parisiense, pin-up, etc.

Se querem receber vários orçamentos de profissionais disponíveis na vossa zona, podem fazer um pedido para um serviço de maquilhagem.
Fazer pedido

Cabeleireiro

O penteado pode ser um complemento em si mesmo para o look de noiva ou de noivo escolhido. Também há que complementar com o tipo de maquilhagem, para que tudo pareça harmonioso e que cada peça de estilismo encaixe com perfeição. Alguns aspectos com o cabeleireiro a ter em consideração são:

Preparar o cabelo

Ainda que o primordial seja o penteado do próprio dia, também pode ser necessário pensar com cuidado a preparação prévia do cabelo. Caso queira aplicar uma tinta ou cortá-lo, não o faça antes do dia da cerimónia, pois se algo correr mal, não terá tempo para o remediar. Pense na possibilidade de aplicar algum tratamento adequado para o seu tipo de cabelo que lhe permita tirar o melhor partido, aumentando o seu brilho e volume, por exemplo.

Uso de complementos

O uso ou não de complementos é crucial na hora de desenhar ou escolher o penteado para um casamento. Estes podem condicionar por completo o penteado, já que, por exemplo, para usar um chapéu terá que optar por coques baixos enquanto que noutros tipos de penteados pode ser exigido que apanhe o cabelo para garantir que o complemento fique seguro.

Escolher complementos

Na hora de escolher os complementos para a cabeça, é importante ter em conta o protocolo, sendo que é, normalmente, diferente entre noivas, noivos, madrinhas, padrinhos ou pessoas convidadas. De uma maneira geral, podem-se levar toucados ou chapéus, que em nenhum momento se devem tirar. Por outro lado, para a parte da noite apenas se recomenda o uso de acessórios muito subtis.

Preço médio para cabeleireiro

30€ - 450
30
450

O preço médio de um serviço de cabeleireiro é de 150€, podendo oscilar entre os 30€ e os 450€. Os factores que influenciam o custo são:

1. Serviços incluídos

O serviço de cabeleireiro pode incluir alguns extras, que podem ser realizados previamente para a data assinalada, como tratamentos capilares, tintas ou cortes. Recomenda-se a realização de uma ou várias provas de penteados para se escolher o definitivo, já que isto pode fazer com que o seu look mude por completo.

2. Elementos extra

A elaboração de certos penteados pode requerer o uso de extensões de cabelo e outros utensílios que nem sempre estão incluídos no preço do ou da profissional, e que terão de ser adicionados ao orçamento.

3. Pessoa penteada

As características da pessoa a ser penteada pode influenciar o preço do serviço. Por exemplo, pentear um um homem com cabelo curto pode ser mais simples do que pentear uma mulher de cabelo comprido, o que levará mais tempo e trabalho e, por isso, um preço mais elevado.

4. Complexidade do penteado

Se o penteado desejado é muito complexo, requererá maior conhecimento, destreza e tempo do cabeleireiro ou cabeleireira, o que fará aumentar o valor do serviço. Se, por exemplo, optarmos por um penteado recolhido ou semi recolhido, ou o uso de adornos, o valor poderá ser mais alto do que se escolhermos um penteado liso e solto.

5. Localização

Nas zonas onde o custo de vida é alto, a contratação deste tipo de serviços tem um preço mais elevado do que em zonas com rendas mais baixas.

6. Deslocação

Solicitar o serviço de cabeleireiro ao domicílio poderá ser mais caro do que se dirigir ao local de trabalho do ou da profissional. Contudo, em ocasiões como esta recomenda-se que se opte por um serviço ao domicílio, pois assim evitarão possíveis contratempos.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Tratamento capilar
8€ - 90€
Prova de penteado
35€ - 100€
Brushing
30€ - 90€
Cortar ou aparar a barba
8€ - 30€
Penteado comprido
55€ - 220€
Penteado curto
10€ - 40€
Penteado de convidada/o
30€ - 70€
Maquilhagem e penteado de noivo/a
40€ - 450€

O cabelo influencia muito a forma como nos vemos, daí que seja fundamental fazer uma escolha adequada em ocasiões tão especiais. Da mesma forma que existem maquilhagens associadas a certos estilos ou temas, existem penteados que remetem a certas épocas, que estilizam o rosto ou que combinam melhor com certos tipos de vestidos ou fatos. Inspirem-se e procure diferentes exemplos, descartme aqueles com que não se identificam e mostrem aos e às profissionais aqueles que gostaria de experimentar. O mais importante é que se sintam bem e confortáveis!

Se querem receber vários orçamentos de profissionais disponíveis na vossa zona entre os que comparar, podem fazer um pedido para um serviço de cabeleireiro:
Fazer pedido

Vestuário

Muitas pessoas consideram desnecessário contar com ajuda profissional para fazer boas escolhas, contudo, quando se trata de eleger cada detalhe para o look de um casamento, é difícil acertar com tudo e tomar as melhores decisões. As opções são imensas, há quem diga que infinitas! Por isso, algumas considerações pelas quais pode começar são:

Não é um look qualquer

Ainda que tenha claro que tipo de roupa lhe assenta melhor para o dia a dia, que tons o ou a favorecerem ou quais são os seus complementos favoritos, quando se trata de vestir para casar é um caso especial. O vestuário de noiva ou de noivo não só deve corresponder aos gostos individuais como também à fisionomia, o tipo de celebração prevista ou às regras do protocolo. E isso são coisas que não se aprendem em dois dias!

Não é uma questão de tendências

Uma vez que se decida casar, o mais comum é começar a ver vídeos e fotografias dos últimos desfiles, de marcas de renome e de lojas conhecidas. Poderá ter acesso às últimas tendências, no entanto estas pouco importam na hora de seleccionar o vestuário que melhor lhe assente.

Não é apenas o vestuário

Certamente, o vestuário é a base sobre a qual trabalhar, contudo, um estilismo de casamento só estará completo e harmonioso com uma boa eleição de complementos, sapatos, penteado e maquilhagem. Cada peça deve encaixar na perfeição e estar em perfeito equilíbrio com o resto. Um autêntico desafio.


Preço médio para vestuário

30€ - 200
30
200

O valor médio de assessoria de imagem para casamentos ronda os 60€, oscilando normalmente entre os 30€ e os 200€ por serviço. Os factores que influenciam o cálculo do seu valor são:

1. Serviços incluídos

O estilismo ou assessoria de imagem pode incluir vários serviços diferentes de acordo com as necessidades ou preferências, como as seguintes: análise da silhueta ,análise do rosto, estudo de cor, assessoria para vestido, sapatos e complementos, prova de roupa e assessoria de penteado e maquilhagem. O preço variará em função das tarefas que se encomendem ou ou à estilista, ainda que em muitos casos se ofereçam packs mais económicos com várias opções incluídas.

2. Duração

O número de sessões que sejam necessárias para complementar o serviço pode influenciar no custo do mesmo. Alguns e algumas profissionais cobram por horas ou por sessões de duas horas, definindo um preço por cada hora extra que pode rondar entre 15€ e 30€, de acordo com cada caso.

3. Modalidade

Há profissionais de assessoria de imagem que oferecem os seus serviços presencialmente e em linha, por assim dizer, através de videochamada. Esta segunda modalidade pode ser mais económica ao evitar gastos de deslocação, quer seja por parte de clientes ou de profissionais.

4. Deslocação

De acordo com o modelo de taxação aplicado, os gastos associados ao deslocamento estarão incluídos ou não no preço estipulado.

5. Formação e experiência

São muito variados os perfis profissionais que oferecem este tipo de serviço, como os pertencentes às áreas de beleza, estilismo, assessoria pessoal, coaching, design, arte ou escaparatismo, entre outras áreas. Quanto mais multidisciplinar for o ou a profissional, mais amplo o serviço e, provavelmente, mais elevado será o preço.

6. Prestígio e reconhecimento

Neste sector, o prestígio e reconhecimento dos e das profissionais também eleva a fasquia, o que se traduz numa garantia de resultados.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Análise da silhueta
15€ - 40€
Análise do rosto
10€ - 35€
Estudo de cor
15€ - 40€
Assessoria de imagem e maquilhagem
25€ - 100€
Assessoria completa de padrinho e madrinha
50€ - 200€

O dia do casamento é um dia emocionante, em que os nervos, a felicidade e a adrenalina se confundem facilmente. Sabe que os focos apontam para si e para o seu par, pelo que deve sentir que o modelo escolhido lhe encaixa como uma luva, que o ou a representa e que seja confortável. Deixe-se levar nas provas iniciais e dê oportunidade a estilos que, quiçá, não use no seu dia a dia, mas que chamem à sua atenção e que os resultados lhe agradem. Dos mais clássicos aos mais atrevidos, todos têm um enorme potencial quando se sabem aplicar adequadamente e disso, os assessores e assessoras de imagem sabem imenso.

Se quer comparar orçamentos de profissionais com interesse em ajudar e disponíveis na sua zona, envie o seu pedido sem compromisso.
Fazer pedido

Massagem

Nem tudo o que reluz é ouro. E, para estar bem por fora, também é essencial estar no auge por dentro. Os preparativos de qualquer evento requerem um grande esforço, no entanto, os de um casamento implicam toda a dedicação do mundo! Maquilhagem,cabeleireiro e vestuário fazem milagres, no entanto, porque não garantir que também se encontra bem nas partes que não são visíveis para o exterior? Desfrutar de uma massagem antes de casar e não apenas durante a lua de mel tem variadíssimas vantagens:

É saudável

Uma massagem fisioterapêutica profissional ajudará a aliviar as dores musculares provocadas por stress, contracturas e acumulação de cansaço. Ao melhorar a circulação do sangue, ajuda a reforçar o sistema imunitário, a diminuir as dores físicas e a melhorar o trânsito intestinal.

Promove o bem-estar

As melhorias de saúde, traduzem-se, obviamente, em bem-estar. A massagem reduz o stress emocional e a sensação de relaxamento aumenta, tanto mental como fisicamente. Existem várias modalidades de massagem e por trás do tratamento fisioterapêutico, recomenda-se também uma massagem relaxante que proporciona ainda mais calma e tranquilidade.

Traduz-se em beleza

Entre os tratamentos corporais mais benéficos que pode encontrar está, precisamente, a massagem. Ao reduzir a inflamação do corpo, ajudar ao descanso, favorecer a eliminação de impurezas e activar as endorfinas, a pele ficará mais saudável e radiante. Este ajudará a que chegue ao grande dia mais resplandecente e mal se notará que esteve em duros e stressantes preparativos para o casamento!

Preço médio para massagem

15€ - 80
15
80

O valor médio para um serviço de massagem é de 30€/sessão. Este preço pode variar entre 15€/sessão e 80€/ sessão, devido aos factores considerados na sua cotação.

1. Tipo de massagem

Antes de mais nada, deve decidir se a massagem que pretende é de fisioterapia ou de relaxamento, factor que influencia directamente o preço. No caso de sentir dores ou músculos contraídos, recomenda-se que recorra à de fisioterapia para evitar ou curar lesões. Dentro das massagens relaxantes também existe uma grande variedade entre as quais escolher: tailandesa, shiatsu, sueca, convencional, etc. Também pode solicitar uma massagem em zonas específicas como o rosto, as costas ou as extremidades.

2. Duração

Os valores de um serviço de massagem também oscilam em função da duração da sessão, que, regra geral, podem ser de 30, 45 ou 50 minutos.

3. Localização e deslocação

Outro factor a considerar é se o serviço será realizado ao domicílio ou nas instalações do ou da profissional, já que no primeiro caso a deslocação gerará uma série de gastos (económicos e temporais) que serão adicionados ao custo total do serviço.

4. Perfil profissional

São vários os perfis profissionais que podem oferecer este serviço segundo as implicações do mesmo, tais como massagistas, fisioterapeutas, assistentes especializados, quiromassagistas ou profissionais de estética.

5. Extras

Nalguns casos, o serviço de massagem pode contar com extras como aromaterapia, azeites ou pedras quentes, que podem encarecer o valor da sessão.

6. Packs

Cada vez é mais comum que os e as massagistas tenham disponíveis packs para os seus serviços, que incluem várias sessões para uma ou mais pessoas, por um valor mais económico, ao existir um compromisso a médio prazo entre ambas as partes. Para casais pode ser uma opção muito recomendável.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Massagem relaxante local (30 min)
15€ - 40€
Massagem relaxante completa (60 min)
45€ - 85€
Massagem facial (30-90 min)
25€ - 65€
Massagem relaxante com esfoliação(60 min)
45€ - 80€
Massagem aromaterapia (50 minutos)
30€ - 80€
Massagem com azeites (60-120 min)
40€ - 90€
Massagem com bambú (20-60 min)
25€ - 45€
Pack 3 sessões
75€ - 150€

A nossa postura, expressão e ânimo está directamente relacionada com a nossa saúde e bem-estar físico. Para disfrutar do esperado dia, convém reparar o estado do nosso corpo e prepará-lo para evitar que apareçam doenças e dores que atrapalhem a celebração. Com ajuda profissional, poderão avaliar que tipo de tratamento é mais adequado para as vossas necessidades e qual o número de sessões ideias antes da cerimónia.

Para conhecer profissionais disponíveis na vossa zona, que ofereçam serviços de massagens e consultar os seus preços, realize o seu pedido numa questão de minutos:
Fazer pedido
CAPÍTULO 13

O cenário

Convite

O primeiro contacto que os vossos convidados e convidadas irão ter com a celebração do vosso casamento é com os convites. Ainda que as coisas tenham mudado bastante ao longo dos tempo, esta parte continua a ter importância dentro do ritual e ajuda a criar expectativas sobre o acontecimento.

Dêem informação

Se há algo que não mudou com o tempo é o objectivo do convite: informar as pessoas sobre os aspectos mais importantes da cerimónia. Não se precipite a enviar o convite sem ter as coisas importantes fechadas, que são: a hora e data, os lugares, o programa previsto para o dia, qual é o dress code ou qualquer outra indicação especial e se criaram uma lista de presentes. Quanto mais clara e completa esta informação, menos chamadas e mensagens terão que atender a dar explicações.

Marquem o tom

Se o vosso casamento vai ter um estilo ou conceito em particular, comece por o transmitir através dos convite. O facto de ser temática ou de ter algum elemento inspirador, ajudará a conduzir as decisões para a cerimónia, do princípio ao fim, de forma a que seja pessoal e especial para todos.

Escolham bem o formato

O que tem evoluído bastante são os formatos. Ao contrário do que acontecia anteriormente, já não tem apenas a clássica carta, como também se abriu todo um leque de possibilidades digitais. Esta selecção deve depender especialmente do perfil dos vossos convidados e convidadas. Se a maioria está familiarizada com as novas tecnologias, porque não surpreende-los com um email diferente ou com um website para a ocasião?

Preço médio para convite

35€ - 200
35
200

Dependendo do tipo de convite e conteúdo que queiram fazer, o preço de um design de convites pode variar entre 35€ e 200€, estando o preço médio nos 120€. Alguns dos factores que influenciam o cálculo são:

1. Formato

A mudança entre um formato impresso e um digital impacta directamente o preço. No primeiro caso, o valor total dependerá do número de convites totais a enviar, do material ou personalização do mesmos. No segundo caso, só terão de investir no custo do desenho e na sua adaptação a certos formatos no caso de ser necessário (por exemplo, se se envia através do email ou de um sistema de mensagens instantâneo, o tipo de arquivo pode requerer mudanças ou ajustes).

2. Modelo

De acordo com o caso e com o vosso orçamento, podem pedir um desenho de convite de casamento feito completamente de raíz e totalmente personalizado ou escolher um modelo já oferecido pelo ou pela profissional para o personalizar com os vossos dados. Para além disso, o custo de optar um modelo ou outro também depende das características do mesmo, já que alguns podem incluir elementos decorativos mais dispendiosos ou estarem feitos com materiais de maior qualidade.

3. Número de convites

O custo dos convites de casamento impressos depende directamente do número total de unidades necessárias. No geral, quanto maior for o número de convites solicitados, menor o custo por unidade.

4. Elementos

Os convites de casamento podem ser compostos por vários elementos, como o próprio papel com o convite em si mas também com outros elementos personalizados, como laços, ornamentos e confetis. De uma maneira geral, quanto mais elementos e quanto melhor a qualidade destes, mais elevado o preço unitário do convite.

5. Extras

Alguns serviços e custos extra associados à compra dos convites de casamento são os gastos de envio, que podem variar de acordo com vários aspectos, como o volume do pedido, o peso ou a urgência. Por outro lado, o uso de outros elementos complementares, como os carimbos de casamento personalizados, que podem incluir o próprio selo e a tinta, são outros serviços que também podem fazer variar o custo.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Convite digital
35€ - 200€
Convite impresso
1€/un. - 3€/un.
Envelopes (clássicos-cores)
0,40 €/un. - 0,90 €/un.
Envelopes (forrados-lacados)
1,30 €/un. - 1,80 €/un.
Carimbos personalizados (madeira)
17€ - 40€
Gastos de envio
0,5€/un. - 1€/un.

O convite de casamento é um dos elementos mais importantes para os noivos e noivas, já que serve para comunicar a grande notícia às pessoas que se vos são queridas e é o primeiro contacto que terão com o tão esperado evento. Daí que possa servir para transmitir o tema que marcará a celebração, para criar expectativas ou para definir o tom do mesmo. As possibilidades são infinitas e contar com ajuda profissional permitirá o convite perfeito que mais se adequa à vossa história.

Se querem receber orçamentos de profissionais de design gráfico para compararem preços e perfis, podem fazer um pedido grátis em poucos minutos:
Fazer pedido

Decoração

Muitos dos casamentos que consideramos "de sonho" têm um truque básico e essencial: criam um ambiente especial. E a principal forma de conseguir criá-lo é com a decoração de espaço. Ainda que o lugar escolhido para a cerimónia ou para a copo d’água já sejam bonitos e especiais, dar-lhes um toque personalizado e unificador marcará a diferença:

O conceito

Para poder planificar, orçamentar e eleger a decoração do seu casamento, o primeiro passo é escolher um conceito, ou seja, a temática, o estilo ou o elemento essencial sobre o qual se vai construir todo o cenário. O conceito pode basear-se na estética (como vintage ou o boho chic), uma cultura (como a grega ou a romana), um tema (de um filme, de uma cidade ou ambiente) ou até uma cor. O importante é ser-se fiel ao conceito do início ao fim, ou seja, desde que enviam o convite até cortarem o bolo.

O meio envolvente

A decoração tem que estar em perfeito diálogo e harmonia com o meio ambiente escolhido, de facto, o meio ambiente pode ter um papel fundamental na construção do cenário e na definição dos elementos decorativos que se vão aplicar para capturar o conceito pelo qual optaram.

Os detalhes

Cada detalhe decorativo deve ter uma finalidade na construção do ambiente: centros de mesa, iluminação, têxteis, menus. A coerência deve estar garantida nos toques pessoais bem como uma alusão à vossa história.

Preço médio para decoração

100€ - 500
100
500

O valor para contratar profissionais para a decoração de casamentos oscila, habitualmente, entre os 100€ e os 500€ , calculando-se o preço médio em 215€. Este valor não inclui, necessariamente, os elementos ornamentais que se tendem a usar na construção da decoração. Os factores que influenciam o custo são os seguintes:

1. Nº de pessoas convidadas

Este factor incide directamente no preço do serviço porque, por um lado, quanto maior o número de pessoas convidadas, maior será o espaço necessário para a celebração e a área total a decorar; por outro lado, também será proporcional o número de unidades que se precisarão de decorar como centros de mesa, lembranças, ornamentos nas cadeiras, etc.

2. Serviços incluídos

O serviço de decoração de casamento pode contratar-se em modalidade de consultoria, o que implica contar únicamente com a orientação do ou da profissional, sendo o casal anfitrião encarregado de tratar da sua implementação; ou pode contratar-se um serviço mais completo, metendo todos os pormenores da decoração de casamento nas mãos do decorador ou da decoradora. Esta segunda opção pode acabar por resultar em algo mais rentável, considerando a poupança que se supõe em termos de tempo e de conhecimento, já que estes e estas profissionais,podem fazer colaborações para conseguir melhores preços.

3. Localização

O valor total do serviço também depende de que espaços se pretendem decorar e de onde se localizam. Por exemplo, não será o mesmo orçamentar a decoração de uma do que um jardim para um banquete de 200 pessoas. Se, para além disso, o local se encontrar muito afastado geograficamente, o ou a profissional pode adicionar uma taxa para deslocação.

4. Decoração modelo ou customizada

Os decoradores e as decoradoras contam, em muitos casos, com catálogos que mostram os principais estilos decorativos e como os podem implementar, assim como as últimas tendências e novidades do sector. Ao contar com os elementos necessários, optar pela personalização de uma decoração-modelo será mais económico que contratar uma decoração personalizada, ou seja, desenhada de raíz.

5. Artigos personalizados

Alguns e algumas profissionais do sector oferecem a possibilidade de personalizar todo o tipo de adornos e motivos decorativos, dando um toque único e pessoal aos espaços em que celebram o vosso casamento. Dependendo dos materiais que impliquem a sua elaboração, o número de unidades requeridas, o orçamento de decoração de casamento pode aumentar, já que este impacta diretamente no tempo de trabalho do ou da profissional.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Decorador/a
100€ - 500€
Arco de flores
150€ - 400€
Centro floral grande
50€ - 200€
Pack decorativo floral
150€ - 1500€
Centro de mesa
2€/ud. - 15€/ud.
Lembranças para convidados/as
0,5€/ud. - 10€/ud.
Grinaldas de luzes LED (8m)
24€/ud. - 45€/ud.
Tapete de salão (10m)
10€/ud. - 30€/ud.
Bandeirolas brancas (5-10m)
1€/ud. - 8€/ud.
Decoração de carro nupcial
15€ - 100€
Decoração do espaço da cerimónia
250€ - 500€
Decoração do copo d’água
250€ - 2000€

A decoração profissional do vosso casamento vai garantir a criação de um cenário inesquecível para vocês e para os convidados e convidadas, assim como evitar-vos um trabalho extra, erros de coerência ou investimentos que podem acabar por sair mais caros. Pensem igualmente de que forma vos pode ajudar a criar momentos especiais ao longo da celebração: um local específico para se tirarem fotografias, para oferecerem uma fotografia profissional a cada um dos convidados (como uma passadeira vermelha!), uma zona de baile para inaugurar o bar aberto ou um espaço infantil onde os mais novos se divirtam sem qualquer perigo.

E não fiquem a meio gás! Consultem os nossos e as nossas profissionais para orçamentar a decoração do vosso casamento. Realizem um pedido de forma gratuita numa questão de minutos:
Fazer pedido

Catering

O prato principal da preparação de um casamento é, sem dúvida, o catering. Um dos principais aspectos que os convidados e as convidadas valorizam é um menu delicioso e um serviço eficiente no que diz respeito a tempos de espera e estado da comida. Alguns aspectos a ter em conta na hora de eleger um serviço de catering são:

A adequação

Seja qual for o tipo de cerimónia que queiram fazer, é fulcral terem um catering adequado às vossas necessidades. Quer optem por um casamento em grande ou uma festa íntima, em pleno Verão ou no começo do Inverno, com uma temática em particular ou não, durante todo o dia ou unicamente à noite, o importante é que o serviço se adequa às circunstâncias.

A expectativa

Alinhar as expectativas é importante, ainda que às vezes possa ser complicado quando chega a hora de gerir o budget alocado ao casamento. Evitem criar uma grande expectativa, por exemplo, com a escolha de um espaço muito luxuoso, se isso fizer com que tenham de diminuir o orçamento do catering e oferecer um menú de menor qualidade.

As excepções

É essencial, na hora de gerir um catering, garantir que todos e todas as presentes tenham opções. Cada vez são mais numerosos os casos de intolerância alimentar ou as dietas restritas (vegetariana, vegana, paleo…). Peçam aos convidados e convidadas que vos avisem caso tenham alguma restrição na sua alimentação para informar o catering e evitar situações incómodas no próprio dia.

Preço médio para catering

30€ - 150
30
150

O preço dos serviços de catering para casamentos podem variar entre os 30€/ pessoa e os 150€/pessoa, sendo que o preço médio nacional é de 75€/pessoa. Os parâmetros a considerar no cálculo do seu valor são:

1. Tipo de serviço

O preço do serviço de catering define-se, em primeiro lugar, com base no serviço que se pretende para a celebração do casamento. Existem opções para todas as necessidades, tais como: catering ao domicílio, catering em espaço de celebração, modalidade buffet, serviço de mesas, modalidade mista com uma degustação de entradas e posteriores serviço de mesa, etc. Quanto maior o número de profissionais e de tempo que implica o serviço, maior será o custo do mesmo.

2. Menú

O tipo de menú e a base alimentar do mesmo também impactam directamente o valor do catering. Em primeiro lugar, o menú pode conter um ou várias comidas (entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesa) ou ser um buffet livre. Em segundo lugar, os ingredientes que compõem o menu farão com que este seja ou menos barato por pessoa. Por exemplo, quando se trata de um menú confeccionado à base de marisco ou carnes vermelhas, o preço será maior do que se tiver como base verduras ou carne branca. Também é neste ponto que se devem considerar o número de menús adaptados para pessoas com restrições alimentares (pessoas celíacas, intolerantes, vegetarianas) ou com menos volume de comida (menú infantil) que sejam necessários.

3. Bar aberto

A inclusão do serviço de bar aberto na contratação do catering é outro factor crucial na definição dos custos, já que implica o consumo de bebidas brancas que, de uma maneira geral, têm um custo mais elevados. Confirme a empresa de catering que contratar, o custo pode subir, numa média, entre 10€ e 30€ por pessoa. Outra opção que oferecem algumas empresas de catering é o fornecimento de um número de senhas por pessoa, de maneira a que o casal ofereça aos convidados e convidadas.

4. Extras

Cada vez são mais os casais que optam por incluir outro tipo de mimos para os seus convidados ou convidados, podendo ser fontes de chocolate, um buffet de guloseimas ou gastronomias com opções salgadas ou doces.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Catering
30€/ pessoa 150€/ pessoa
Catering com bar aberto
40€/ pessoa 170€/ pessoa
Bolo de casamento
120€ - 900€
Fonte de chocolate
125€ - 485€
Bufett de doces
3€/pessoa - 20€/pessoa
Food truck
75€/h - 300€/h

Um serviço profissional de catering poderá ajudar-vos a fazer as melhores opções para o desejado dia, assim como se ocupará de gerir melhor o tempo durante o evento e garantir o bem-estar dos convidados e das convidadas. Se, para além disso, optarem por definir um conceito que seja inerente a todo o casamento, também poderão considerar a opção de o aplicar no menú, seja na própria confecção ou na decoração dos pratos, sobremesas ou bebidas.

Para encontrar profissionais disponíveis na vossa zona, que se ajustem às suas necessidades, e receber vários orçamentos personalizados, realizem o vosso pedido, preenchendo um breve questionário:
Fazer pedido
CAPÍTULO 14

As lembranças

Fotografia

Tão importante como o próprio dia do casamento são os registos fotográfico que dele advém. Estas imagens vão-vos ajudar a reviver cada momento, a transmitir emoções, os nervos ou a felicidade que sentiram durante a preparação, a cerimónia, o copo d’água ou o bar aberto. E como o vosso casamento vai ser um momento único e irrepetível, não é momento para se desperdiçar uma recordação destas. Garante que terá fotografias de qualidade com fotógrafos profissionais que se podem encarregar de fazer uma reportagem fotográfica. Alguns aspectos a ter em conta são:

Estilo fotográfico

A experiência e profissionalismo são condições básicas para contratar este serviço, contudo, o estilo fotográfico do e da profissional são um factor a ter, impreterivelmente, em conta. As melhores fotografias, para além terem melhor enquadramento, nitidez e iluminação possíveis, têm um estilo próprio, seja por fazerem uma combinação únicas das variáveis acima ditas como pela pós-produção realizada posteriormente em termos de cor, efeitos e retoques. Por isso, ao avaliar os diferentes fotógrafos e fotógrafas, recomenda-se a ver ao detalhe os portefólios de cada profissional e prestar atenção ao estilo fotográfico que cada um deste impregna nas suas fotografia, para optar por quem melhor se ajusta ao vosso gosto.

Cobertura

Um casamento começa e termina quando e onde decida o casal. Por isso, pensem em que momento querem que o fotógrafo ou fotógrafa esteja presente para captar os melhores momentos. Nos preparativos do espaço de celebração, durante a preparação de cada pessoa, durante a cerimónia, o copo d’água, o bar aberto ou a despedida dos convidados e das convidadas. Recordem que não haverá oportunidade de repetir esses momentos que merecem levar essas memórias.

Uso do material

Sem dúvida, as fotografias do vosso casamento servirão para decorar a casa, fazer álbuns de recordação e partilhar a vossa felicidade nas redes sociais. No entanto, já pensaram noutras formas de utilizar estas imagens profissionais? Por exemplo, uma das maiores dores de cabeça de um casamento é decidir que lembrança vão oferecer aos vossos convidados e convidadas, essas pessoas tão especiais que no dia do vosso casamento vão estar imensamente radiantes por dentro e por fora. Não seria um grande presente de recordação oferecer uma fotografia profissional a cada um deles ou delas? Há profissionais que poderão montar um photocall durante o copo d’água, fotografar os e as convidadas à medida que cheguem, personalizar a imagem com um selo do casamento e assegurar que, no final, todos têm uma fotografia impressa.

Preço médio para fotografia

450€ - 1500
450
1500

O custo médio dos serviços fotográficos para casamentos pode ser de, aproximadamente, 750€, podendo variar entre 450€ e 1500€. Alguns dos factores que afectam o cálculo do seu valor são:

1. Duração

O tempo total que deve durar o serviço fotográfico incide directamente no preço. Quantas mais horas tenham que cobrir o ou a profissional, maior será o custo do serviço.

2. Nº de locais

Se a jornada nupcial implica deslocações desde a igreja ou notariado até ao lugar do copo d’água ou a outras locais em que queiram fazer fotografias, o custo do serviço pode aumentar para incluir os gastos associados.

3. Nº de profissionais

Dependendo de alguns aspectos como o número de pessoas convidadas ou o tipo de cobertura visual pretendida, pode ser necessário contar com um maior número de profissionais de fotografia e assistentes, que garantam um bom serviço à medida.

4. Pós-produção

O tempo de trabalho do fotógrafo ou fotógrafa não só compreende o tempo em que o ou a profissional está a fotografar no próprio dia, como também o posterior tratamento e pós-produção das imagens para tirar o melhor proveito destas, fazer correcções e dar-lhes um estilo mais pessoal. Dependendo do resultado pretendido, o número de imagens que se queira otimizar, o valor do orçamento final poderá aumentar.

5. Formatos de entrega

Nos dias de hoje, existe a possibilidade de obter as imagens em diferentes formatos, incluindo de os combinar de acordo com o uso que se pretenda dar às fotografias. Por exemplo, é possível solicitar que as fotografias sejam entregues através de uma galeria web para que pessoa que esteve presente no casamento possa visualizar e descarregar aquelas que queiram conservar. Também se pode solicitar impressões num álbum personalizado, com fotografias em diferentes dimensões, com ou sem molduras, numa memória externa ou mediante um link de descarga. Dependendo do trabalho implicado para o ou a profissional e os recursos necessários, o valor será mais elevado ou mais baixo.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Reportagem da cerimónia
450€ - 2000€
Reportagem de pré-cerimónia
50€ - 300€
Reportagem de pós-cerimónia
75€ - 400€
Reportagem de renovação de votos
150€ - 400€
Suporte photocall
50€ - 400€
Fotógrafo/a photocall (1h)
65€ - 150€
Photo booth (2-3h)
150€ - 500€
Álbum fotográfico
75€ - 450€
Livro de assinaturas
12€ - 75€
Galeria web
Normalmente incluída em packs de fotografia

Já deram conta que nas fotografias de casamento, os noivos e noivas aparecem sempre favorecidos e impecáveis? Isto não é uma coincidência ou de um curso de modelo, mas do profissionalismo dos fotógrafos e das fotógrafas com especialização em casamentos. Só com conhecimento e experiência a nível técnico e pessoal conseguem tirar o melhor partido de cada casa, de forma natural e no momento certo. São conscientes de que cada instante deste evento é único e o seu principal objectivo é que tenham uma recordação visual magnífica.

Se querem conhecer profissionais de fotografia disponíveis na vossa zona e comparar entre os vários orçamentos, façam um pedido e recebam várias propostas adaptadas às vossas necessidades:
Fazer pedido

Vídeo

Para algumas pessoas as fotografias não bastam para lembrar um dos dias mais marcantes das suas vidas, e não é para menos! Entre os nervos, a emoção e a euforia, o dia de casamento passa tão rápido que vos parecerá um sonho e tudo vos saberá a pouco quando se trata de relembrar cada instante da cerimónia. Os vídeos de casamento são tão importantes como as fotografias,pois podem ajudar-vos a reviver e recordar passo a passo desde a preparação até ao final da festa, passando pela cerimónia ou o copo d’água. Alguns aspectos que devem ter em conta são:

O estilo

Da mesma forma que acontece com as fotografias, os vídeos de casamento também podem ter um estilo próprio em função do tipo de montagem, grafismos ou pós-produção. Antes de contratar o serviço, é importante consultar o portefólio do ou da profissional em questão para garantir que se identificam com o estilo de filmagem e para obterem o resultado esperado, evitando decepções.

Os momentos

Pensem que momentos querem guardar para recordação e não hesitem em pedir para que sejam registados com a câmara! Desde a preparação de cada cônjuge e dos familiares ou amizades, os preparativos dos diferentes espaços em que a cerimónia terá lugar, o copo d’água, o corte de bolo e o momento de dança!

O formato

Consoante o resultado pretendido e o orçamento disponível, os e as profissionais de produção audiovisual podem aconselhar-vos sobre as melhores opções em termos de formato de vídeo, ou seja, a sua duração, tipo de apresentação, etc. Podem optar por ter um vídeo mais extenso que reproduza cada momento ao minuto, ou podem pensar num vídeo mais curto e dinâmico que pareça um autêntico vídeoclip. De uma maneira geral preferimos visualizar vídeos de curta duração que, para além disso, se possam levar em dispositivos móveis sem ocupar muita memória e partilhar facilmente; e se, por exemplo, se dividir o vídeo em vários capítulos? Os preparativos, recepção,a festa... Deixem sair a criatividade.

Preço médio para vídeo

450€ - 2500
450
2500

O custo médio de um vídeo de casamentos ronda, aproximadamente, os 1050€, oscilando entre os 450€ e os 2500€. Alguns dos factores que fazem variar o cálculo do seu valor são:

1. Duração

Dependendo da duração que se queira que tenha o vídeo de casamento, será necessário contar com mais recursos técnicos e horas de trabalho do e da profissional, o que impacta directamente no custo do serviço.

2. Cobertura

Estritamente relacionado com o ponto anterior encontra-se o tipo de cobertura requerida. Se, por exemplo, quer contar com imagens de preparação de uma sessão fotográfica pré nupcial, será necessário que os e as profissionais de vídeo trabalhem noutros dias para além do casamento, somando custos de deslocamento e de horas de trabalho, que terão de ser contabilizados no orçamento final.

3. Nº de profissionais

Dependendo das características do projecto, pode ser necessário contar com várias pessoas entre operadores de câmara, técnicos de iluminação ou assistentes de som que garantam os bons resultados audiovisuais.

4. Pós-produção

Para além de compilar todo o material audiovisual, é necessário revisá-lo, montá-lo, retocá-lo, incluir os grafismos e fazer os ajustes de cor e som pertinentes para dar forma ao vídeo de casamento. Estas horas de trabalho são também contabilizadas com o orçamento final e, em alguns casos, podem ter um maior impacto que a própria gravação.

5. Formatos de entrega

O vídeo de casamento pode ser entregue em formato físico e/ou digital. Em alguns casos pode requirir-se que o formato físico seja também editado, o que supõe um custo extra, quando este não está incluído no pack contratado.

6. Serviços múltiplos

Há empresas e profissionais que oferecem pacotes de serviços completos que incluem tanto as fotografias como o vídeo de casamento. Se escolherem esta opção, comprovem que o serviço de vídeo se adapta ao pretendido, já que geralmente estes pacotes têm características pré-definidas e que ajustes pressupõem um custo extra.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Vídeo de casamento básico
450€ - 850€
Vídeo de casamento especial
550€ - 2500€
Pré-casamento ou pós-casamento
150€ - 500€
Trailer
90€ - 400€
Drone
75€ - 450€
Entrevista a convidados/ convidadas
150€ - 200€
Versão extensa (montagem sem cortes)
390€ - 600€

Em suma, quando pensarem no seu vídeo de casamento, não imaginem aquele vídeo interminável de casamento dos seus pais que pouca emoção despertava aos convidados e convidadas. Hoje em dia, as empresas e profissionais de audiovisuais contam com uma tecnologia e criatividade que não vos deixarão de surpreender. Há vídeos de casamentos em formato documental, por capítulos, com narrativa e todo o tipo de recursos audiovisuais que conseguem impregnar cada momento de alegria, sentimento e emoção adequada. Assim, o mais importante é encontrarem as pessoas certas para confiar este projecto tão importante.

Se estão à procura de profissionais disponíveis na vossa zona e com interesse em realizar o vosso projecto, façam um pedido totalmente gratuito na nossa plataforma e recebam vários orçamentos entre os quais comparar.
Fazer pedido
CAPÍTULO 15

A animação

DJ

Uma das partes mais esperadas do casamento, especialmente para as amizades do casal, é o momento de dança, quando já passaram os nervos e só querem desfrutar. Apesar de muitos acharem que um ou uma DJ se limitam a passar músicas numa discoteca, há uma grande variedade de profissionais que se dedicam a animar eventos para todos os gostos. Alguns aspectos a considerar ao contratar este serviço:

Estilo de música

Os e as DJ profissionais que oferecem os seus serviços em casamento podem ajustar-se a qualquer tipo de música que seja solicitado. Poderão enviar referências ou as canções imprescindíveis que terão de pôr durante a festa, inclusive, indicar se querem que se abra a festa com uma música especial ou que se querem um momento surpresa para algum convidado ou convidada. Especifique também se há algum estilo musical que não quer se utilize, já que durante as várias horas que dura serviço, é normal que utilize diferentes ritmos para manter o ambiente animado.

Tipo de animação

Alguns e algumas DJs, para além de passarem música, realizam animações mais elaboradas, quer seja por si mesmos ou com a ajuda de outros e outras profissionais de animação. Quer seja a realizar coreografias, fazendo jogos músicas ou dinâmicas de baile, ou ou a profissional irá dinamizar a festa para garantir a diversão de todas as pessoas assistentes.

Meios técnicos

Para fazer o seu trabalho, o ou a DJ deve dispor e garantir uma série de meios técnicos que vão desde a mesa de misturas às colunas de som, podendo adicionar outros extras como as luzes ou os efeitos especiais. Dependendo das circunstâncias, o próprio espaço em que celebrem o compromisso pode dispor da tecnologia requerida ou, pelo contrário, pode ser necessário contratar um ou uma DJ que conte com os seus próprios técnicos.

Preço médio para DJ

300€ - 2500
300
2500

O preço médio para contratar um ou uma DJ para casamento pode ser de, aproximadamente, 500€, podendo variar entre 300€ e 2500€. Alguns parâmetros que afectam o cálculo do seu valor, são:

1. Duração

A duração do serviço requerido é um factor crucial na hora de definir um preço. Ainda que se solicita uma única hora de trabalho, o preço pode ser mais elevado para cobrir os gastos associados à deslocação e montagem técnica daí que o ou a profissional possa estabelecer o mínimo de 2 ou 3 horas de serviço.

2. Tipo de cobertura

Se o que pretendem é contar com um ou uma DJ que promova um bom ambiente em diferentes momentos do casamento e que cubra todo o evento, peça que o orçamento seja pela totalidade do projecto e não por hora de serviço, de maneira a que fique mais barato.

3. Nº. de profissionais

Dependendo dos requerimentos realizados ou das características do espaço, pode ser necessário que o ou a DJ de casamento conte com o apoio de outros perfis profissionais, como pessoal técnico de som ou especializado em animação de casamentos, que irão supôr um custo a considerar no orçamento.

4. Material técnico

O valor do orçamento dependerá também em grande medida se o ou a profissional tem de facilitar, montar e desmontar toda a tecnologia de som necessária para realizar o serviço. Para além disso, se se trata de um espaço grande e aberto ou de um casamento com um grande número de convidados e convidadas, pode ser necessário o aluguer extra de material adequado para garantir um bom som.

5. Reputação

Quando se trata de contratar profissionais desta área que já contam com experiência e reconhecimento no sector, a tarifa cobrada por ser bastante mais elevada.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
DJ amador
300€ - 550€
DJ profissional
350€ - 700€
DJ com reputação
700€ - 2500€
Hora extra
40€ - 190€
Aluguer de equipamento básico
150€ - 700€
Aluguer de equipamento para ar livre
200€ - 900€
Iluminação laser
40€ - 140€
Máquina de fumo
50€ - 110€
Projectores e tela grande
50€ - 170€
Bola de espelhos
25€ - 120€

Quando chega a hora de contratar um ou uma DJ para o casamento, tenham sempre em conta o tipo de ambiente que querem criar, o tipo de espaço em que se vai fazer a pista de dança e o estilo musica (ou os vários estilos) que mais podem desfrutar como casal junto aos vossos familiares e amizades. A animação musical, ainda que pareça paradoxo, não só depende da música, como também confia em profissionais do sector que garantam a diversão.

Se estão à procura de DJs disponíveis na vossa zona e querem consultar preços, façam um pedido na nossa plataforma para poderem receber várias propostas entre as quais comparar.
Fazer pedido

Animação

É normal que uma das principais preocupações do casal ao organizar o casamento seja garantir que todos se divertem e desfrutem. O certo é que este é um momento de encontro entre pessoas muito diferentes, não só em idade ou perfil, se não também em gostos, estilos e interesses. Por isso, ao pensar na organização convém ter em conta os seguintes aspectos:

Públicos

Na hora de escolher a animação para o casamento, convém pensar no público à qual será dirigida. Se conseguirem identificar vários grupos, podem optar por contratar várias animações diferentes por grupo ou por um único grupo de animação que consiga adaptar-se aos diferentes públicos. Por questões de orçamento, também podem pensar em que público necessita realmente desta animação ou entretenimento durante a festa. Por exemplo, as crianças tendem a aborrecer-se com maior facilidade, pelo que pensar numa actividade para eles enquanto os adultos desfrutam da comida, pode ser uma boa opção.

Duração

Nos casamentos, a correcta gestão de tempo é um factor crucial, especialmente quando se trata de uma celebração maior. Se quer alargar a festa, para além de pesarem em várias ementas que têm de oferecer nos diferentes momentos, podem prever algum tipo de animação que mantenha as pessoas entretidas durante os momentos de espera ou que anime aquelas horas em que a energia começa a esgotar.

Interesses

Quando escolherem a animação mais adequada para o vosso casamento, não só devem pensar nos vossos gostos e interesses, como também nos dos vossos convidados e convidadas. Podem também optar por algo que saibam que vai surpreender a grande maioria ou que vai fazer as delícias dos mais jovens, que são mais exigentes na hora de manter a atenção e interesse.

Preço médio para animação

300€ - 650
300
650

O custo médio dos serviços de animação podem ser de, aproximadamente, 400€, podendo variar entre 300€ e 650€. Alguns dos factores que afectam o cálculo do seu valor são:

1. Tipo de animação

O tipo de animação selecionado é o primeiro factor determinante para a definição do preço. As opções são muito variadas e, consequentemente, também os preços: espectáculo de magia, de comédia, pinturas faciais, orquestra de música, palhaços, jogos infantis… Cada uma destas opções implica diferentes requerimentos que impactam directamente os custos.

2. Duração

O tempo de actuação que contratem é outra variável a considerar. Em muitos casos, os e as profissionais dão um orçamento por hora de actuação, delimitando o valor que se cobraria pelo tempo extra, o mínimo de duração básico para realizar a actuação ou as mudanças de preço no caso de dividir o serviço em várias intervenções durante o casamento.

3. Nº de profissionais

Dependendo dos requerimentos do evento e do tipo de animação contratada, pode ser necessário contratar mais um ou uma profissional, como, por exemplo, para colaborar na actuação ou dar apoio na mesma. Em muitos casos, este aspecto está relacionado com o número total de pessoas convidadas para as que se vai actuar ou a necessidade de suporte técnico para a animação.

4. Material técnico

A realização de um certo tipo de actuações pode necessitar de uma série de material técnico relacionado com som, a imagem ou a iluminação. No caso em que o dito suporte deva ser facilitado pelos ou pelas profissionais, a tarifa total de serviço será mais elevada.

5. Outros factores

Há ocasiões em que o preço apresentada pelos ou pelas profissionais já incorpore certos custos associados ao seu trabalho. Por exemplo, no caso das actuações comédias, não só se devem considerar as horas de actuação como também os investimentos em ensaios ou ajustes ao guião. No caso de animações com pinturas faciais, palhaços ou jogos infantis, o valor também inclui o gasto no desgaste de materiais como pinturas, maquilhagem, cartolinas, etc.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Animação infantil
35€/h - 150€/h
Pinturas faciais
30€ - 70€
Espectáculo de magia
75€ - 1000€
Palhaços/as
100€ - 400€
Comédia
80€ - 900€
Karaoke
50€ - 450€
Banda
200€ -1500
Orquestra
750€ - 3000€
DJ
300€ - 2500€

Nalguns casos,os espetáculos, actividades ou dinâmicas podem ser escolhidos em função do tipo de celebração que se quer fazer, ainda que outros possam ser personalizados ou adaptados para que se ajustem ao vosso estilo e necessidades. Por exemplo, se optaram por um casamento temática anos 60 e boho-chic, podem ajudar a criar este ambiente como um grupo musical que toque música desta década e se identifique com esta tendência. Se,pelo contrário, a festa inspirada no rock, as actividades de pinturas faciais para os mais pequenos podem inspirar-se em referências de rockeiras, incluir tatuagens temporais ou adereços para ter fotografias divertidas de recordação.

Já têm uma ideia de que tipo de animação querem para a vossa festa? Então dêem o seguinte passo e peçam orçamentos a profissionais de animação de casamentos:
Fazer pedido

Babysitting

Babysitters num casamento? Claro! O vosso casamento é uma oportunidade única para o reencontro, a celebração e a diversão com familiares e amizades. No geral, existem sempre crianças de diferentes idades que necessitam de atenção e de entretenimento, o que muitas vezes impede que as pessoas adultas possam relaxar e desfrutar da festa. É por isso que contar com este tipo de apoio será mais do que importante para que tudo corra bem. Alguns aspectos que devem ter em conta são:

Adaptação

Os mais novos e as mais novas têm uma noção diferente de tempo em comparação às pessoas adultas. Provavelmente, durante o banquete, os adultos já podem ter acabado a refeição quando as crianças apenas começaram o primeiro prato. Para além disso, o que para os mais crescidos são poucas horas, para os mais pequenos podem ser uma maratona de tempo, o que também há que adaptar a organização aos seus tempos para evitar que este acabe por gerar stress.

Segurança

Às vezes, para que se entretenham, basta algum espaço para poderem correr, saltar e dançar. No entanto, é necessário garantir que este local é seguro, que não há abertura pelos quais possam sair do recinto ou aceder a zonas perigosas, assim como objectos cortantes ou pesados, e que não passem veículos ou pessoas a trabalhar.

Entretenimento

Cada idade e perfil requer um tipo de atenção diferente, sendo o mais importante que durante o casamento, as crianças possam jogar e entreter-se livremente, ainda que sempre com a supervisão de adultos ou profissionais de cuidado infantil. Pensem na possibilidade de ter um espaço infantil durante a celebração que tenha algumas opções lúdicas, como jogos colectivos, pinturas, cordas,bolas ou hula hoops, para que não falte a diversão.

Preço médio para babysitting

25€ - 85
25
85

O custo médio para os serviços de babysitting de casamento podem ser de, aproximadamente, 40€/h, podendo variar entre 25€/h e 85€/h. Alguns dos factores que afectam este cálculo são:

1. Duração

A maioria dos e das babysitters definem um orçamento por hora para fazerem os preços dos seus serviços. Nalguns casos pede-se que o serviço tenha um mínimo de horas de contratação ou que o valor médio por cada hora seja mais baixo quantas mais horas se contratem. Também é comum definir um preço diferente para as horas extra.

2. Nº de crianças

O preço para um serviço de babysitting também se estabelece em função do número de crianças. Recomenda-se contar com um ou uma profissional para cada 10 crianças, aproximadamente, de maneira a que se garanta um cuidado e atenção adequados.

3. Idade

A idade das crianças também é um facto relevante, pois não é o mesmo cuidar de bebés entre os 1 e os 3 anos ou entreter crianças entre os 4 e os 10. Quanto maior a dependência que tenham dos adultos, mais necessário será adequar o número de babysitters.

4. Especialização

Se os e as profissionais contratados contarem com formação mais específica, é possível que o custo do serviço seja um pouco mais elevado.

5. Actividades

Para orçamentar o serviço, também há que definir o tipo de tarefas ou actividades que deve realizar o ou a profissional. Por exemplo, não requer a mesma preparação, experiência ou trabalho apenas supervisionar os e as mais pequenos e pequenas, que se dor necessário preparar actividades ou realizar dinâmicas e jogos para os entreter.

Encontre na tabela abaixo os vários tipos de serviço e um intervalo indicativos de preços
Babysitter
25€/h - 85€/h
Animação infantil
35€/h - 150€/h
Monitores/as
25€/h - 85€/h
Se querem comparar orçamentos que se ajustem às características do vosso casamento, façam um pedido grátis sem compromisso:
Fazer pedido