Arena do Tempo - Cerimónias Simbólicas

CasamentoLisboa
Perfil Básico
8anos de experiência

Arena do Tempo - Cerimónias Simbólicas

Desde os primórdios da Humanidade as pessoas sempre sentiram necessidade de marcar e honrar os momentos mais importantes da vida, através de reflexão e partilha com a sua comunidade, família e amigos.

Nos dias de hoje, em que a dispersão social, a diversidade cultural e de crenças, tornou mais difícil a criação de momentos realmente significativos, dedicámo-nos à criação de Cerimónias Simbólicas totalmente personalizadas, que possam preencher esta necessidade profundamente humana.

Criamos momentos únicos para todos os momentos significativos do ciclo de vida:
- Nascimento: "Cerimónia de Boas Vindas a Bebés"
- União: "Cerimónias de Casamento Simbólico"
- Morte: "Cerimónias de Homenagem e Despedida"

As Cerimónias de Boas Vindas, são criadas com os pais e quaisquer outros membros da família que queiram envolver para apresentar o novo bebé à familia, assim com os desejos e compromissos com o futuro daquela criança, assumidos pelos pais e por outras pessoas próximas, como padrinhos simbólicos.
É um momento único e extraordinariamente rico, possível de revisitar ao longo do crescimentos da criança, reforçando sempre o seu lugar e importância na família e na sua comunidade.


As Cerimónias de Casamento Simbólico, assim como as renovações de votos, são inteiramente construídas em colaboração com o casal, de acordo com o que esta união significa para si, de acordo com a sua história, valores e desejos.
A Cerimónia de Casamento Simbólico pode ser realizada, ou não, em conjunto com o Casamento civil.

As Cerimónias de Homenagem e Despedida, podem ser preparadas com a família próxima, imediatamente a seguir à morte, juntando as memórias que desejam partilhar sobre a pessoa, a forma como a desejam homenagear, o que desejam dizer como despedida e de que forma a influência da pessoa continuará presente em cada um que a conheceu.
Pode ser realizada no momento do funeral ou, quando isso não é possível, num Memorial a realizar numa data posterior.
Este momento de Homenagem e Despedida é muito importante para ajudar a iniciar o processo de Luto, de forma partilhada, reflectida e apoiada, valorizando as emoções e não só os procedimentos mundanos a que tem que se dar resposta nestes momentos.

O/a celebrante ajuda a estruturar a cerimónia, com os elementos desejados e, no dia, conduz a cerimónia de forma profissional, garantindo a dignidade do momento e a certeza de que tudo corre como planeado.

******************************************
Informação validada
perm_identityDados de identificação
emailEndereço de e-mail

Portefólio


Ver todas as fotografias e vídeos

Perguntas e respostas

Que formação e experiência tem relacionadas com a sua actividade?
Não existe formação específica em Portugal. Estabelecemos contactos com a British Humanist Association que realiza casamentos humanistas, com um modelo no qual nos inspirámos, mas que não seguimos rigidamente.
Trouxémos também celebrantes da Associação Escocesa para realizar um workshop para os nossos/as celebrantes.
Criámos o nosso próprio modelo de cerimónia e standards de qualidade com os quais formamos internamente os nossos celebrantes.
Que conselhos daria a alguém que quer contratar profissionais do seu sector? Há algo fundamental a ter em conta?
Fale connosco, fale com os outros. Compare e tome a sua decisão.
Para a celebração de um momento tão especial é importante que tenha confiança na qualidade e fiabilidade do trabalho e que se sinta confortável com a atitude.
Como começou a trabalhar nesta área de negócio?
Criámos a proposta de cerimónias simbólicas em 2009, por percebermos que faltava aos casais alternativas para terem um casamento com sentido pessoal e onde se sentissem reflectidos e pudessem partilhar de si com os seus familiares e amigos.
Estas cerimónias podem ser ser realizadas em conjunto ou em alternativa (para quem não valoriza a parte legal) ao casamento civil.
Ver mais
Para lhe proporcionar a melhor e mais rápida experiência possível, este site guarda cookiesAceitar