Receba até 5 propostas de profissionais como Diogo Patão Unipessoal Lda. em poucas horas.

Sobre Diogo Patão Unipessoal Lda.

Mestrado em Gestão pelo Iscte, tem 3 anos de experiência no departamento financeiro da General Electric em Budapeste, 1 ano como gestor de projeto na Cofidis e desde 2015 que atua como consultor de investimentos na Portugal Ventures. É atualmente membro do conselho de administração de várias startups, entre as quais Zaask, Chic by Choice, Processware, MapIdea, Followprice e Petable.

Linkedin

Verificado

Perguntas e Respostas

Descreva um projecto recente que tenha gostado de realizar. Quanto tempo durou a sua execução?

Recentemente liderei o investimento na empresa de Software MapIdea. A Mapidea tem uma equipa fantástica liderada por um profissional com mais de 20 anos de experiência em geografia e sistemas de informação mas a visão para esta fase de investimento não focava os pontos essenciais para garantir a sustentabilidade da empresa no médio prazo e levantamento de novas rondas de financiamento internacional. Após análise cuidada da industria, modelo de negócios e mercado foi reformulado o plano de negócios que garante um maior alinhamento entre a visão da empresa e as dificuldades inerentes a crescer um negócio B2B a partir do zero.

Tem um modelo de pricing standard para os seus serviços? Se sim, descreva em seguida os seus detalhes.

O preço será ajustado de acordo com o esforço (em numero de horas) necessário.

Como é que começou a trabalhar nesta área profissional?

Após a licenciatura e mestrado de gestão trabalhei numa startup em Singapura (Zalora). Nesta startup desepenhei vários papeis, desde recrutamento a gestor de projeto. Mais tarde, após cerca de 3 anos em Budapeste a trabalhar na área financeira da General Electric, regressei a Portugal e tive a oportunidade de gerir vários projetos na Cofidis, desenvolvendo skills técnicas mas também de relacionamento e liderança. Combinando os conhecimentos financeiros, de gestão e de relacionamento integrei a Portugal Ventures sendo responsável pela aquisição e análise de novos projetos, liderar novos investimentos (análise de planos de negócio, concorrência, equipa, etc.), fazer follow-up regular com as equipas executivas das participadas e contribuir em todas as atividades que sejam necessárias ao sucesso das startups, independentemente da área funcional (Legal, Finance, Marketing, Comercial ou Recursos Humanos).

Que conselho daria a um cliente que esteja à procura de contratar um profissional na sua área de trabalho?

A porta de entrada para o mundo do Venture Capital é trabalhar numa startup ou ter experiência no sector de capital de risco, através do departamento de M&A de uma empresa ou banca de investimento.

Que curso(s) e/ou formação possui relacionados com o seu trabalho?

Licenciatura em Gestão pelo ISCTE, Mestrado em Gestão pelo ISCTE e CAPM pelo PMI.

Qual é o seu processo típico para trabalhar com um novo cliente?

Análise da necessidade e proposta. Após aceitação segue-se uma conversa Skype ou telefónica para alinhar expectativas e âmbito do projecto. Início do trabalho.

Que questões deve um cliente pensar antes de falar com um Profissional sobre o seu projecto?

Âmbito do projecto - Finalidade do projecto, necessidades a serem preenchidas, detalhes ou metodologias que gostaria de ver integradas no resultado final e disponibilidade para participar / tirar dúvidas.

Com que tipos de clientes é que já trabalhou anteriormente?

Startups em vários estágios de desenvolvimento, desde fase mais conceptual até empresa sólida com facturação superior a € 1 milhão.

A processar...

Tem a certeza de que quer desistir de publicar este pedido? Já respondeu a das questões.