Pro de Excelência

António Bibe

Certificações e InspecçõesÉvora
5.0
(5)
Perfil Prata
10anos de experiência
5trabalhos ganhos

António Bibe

Execução de Certificação Energética

O certificado energético é um documento digital, disponibilizado no formato PDF, onde é possível obter a seguinte informação do imóvel:

. A classe energética numa escala de A+ a F;
. Quais as componentes e o seu desempenho;
. Quais as medidas de melhoria para reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto;
. Benefícios fiscais e acesso a financiamento.


Para além da publicitação de qualquer anúncio comercial para venda ou arrendamento de qualquer imóvel, o certificado energético é ainda obrigatório para:

. Edifícios novos,
. Edifícios existentes sujeitos a grandes intervenções de reabilitação, ou seja intervenções na envolvente ou nas instalações técnicas do edifício, cujo custo seja superior a 25 % do valor do edifício, nas condições definidas em regulamento próprio (a)
. Edifícios de comércio e serviços existentes com área interior útil de pavimento igual ou superior a 1000 m2, ou 500 m2 no caso de centros comerciais, hipermercados, supermercados e piscinas cobertas (b)
. Edifícios que sejam propriedade de uma entidade pública e tenham área interior útil de pavimento superior a 250 m2 e sejam ocupados por uma entidade pública e frequentemente visitados pelo público (b)
. Celebração de contratos de venda e de locação de edifícios, incluindo o arrendamento, casos em que o proprietário tem que apresentar ao potencial comprador, locatário ou arrendatário o certificado energético (b).

O prazo de validade dos certificados energéticos é:

.Edifícios de habitação – 10 anos
.Pequenos edifícios de comércio e serviços – 10 anos
.Grandes edifícios de comércio e serviços – 6 anos, para certificados SCE emitidos até 30 de abril de 2015
.Grandes edifícios de comércio e serviços – 8 anos, para certificados SCE emitidos após 30 de abril de 2015

Os Peritos Qualificados (PQ) são técnicos responsáveis pela avaliação energética dos edifícios e respetiva emissão do Certificado Energético. São profissionais formados em arquitetura ou engenharia, com qualificações específicas e experiência mínima de 5 anos, que atuam no âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE).

Para avaliar se um edifício ou fração dispõem certificado SCE, bem como a sua autenticidade, a ADENE disponibiliza um mecanismo de pesquisa de imóveis, quer através da morada ou inscrição na conservatória, bem como através do número do pré-certificado (PCE) ou certificado (CE), que está disponível em “Pesquisa de Certificados Energéticos“.
Caso um imóvel não conste da pesquisa acima mencionada, considera-se que o mesmo não dispõe de certificado SCE.
Informação validada
perm_identityDados de identificação
credit_cardNIF
verified_userSeguro de responsabilidade civil
perm_contact_calendarLicença: Perito Qualificado
perm_contact_calendarLicença: Engenheiro(a) Civil
emailEndereço de e-mail
phone_iphoneTelefone

avaliações

5
5 avaliações
5
5
4
0
3
0
2
0
1
0
Margarida Teixeira
Certificação Energética
verified
16 Dec 2019
Maria Fernanda Brochner
Certificação Energética
verified
29 Nov 2019
Foi uma experiência muito satisfatória. O serviço pedido foi executado com rapidez e eficiência e o Snr. António Bibe foi sempre muito amável, esclarecer e outro ponto digno de assinalar foi a sua pontualidade, quer no contacto, quer mesmo quanto ao prazo da entrega do certificado. Recomendamos vivamente os serviços deste Senhor.
Mònica Cardoso
Certificação Energética
verified
15 Oct 2019
Muito educado e cordial.Rapidez na resposta e na execução do serviço solicitado.
Maria de Fatima Franco
Certificação Energética
verified
14 Oct 2019
Mário Geraldo
Certificação Energética
verified
4 Aug 2019

Portefólio


Ver todas as fotografias e vídeos

Perguntas e respostas

Em que informações deve um ou uma cliente pensar acerca do projecto que quer realizar antes de falar com profissionais?
Um cliente que pretenda um certificado energético deverá tentar reunir alguma informação e documentação sobre o imóvel de modo a que o técnico que irá fornecer um orçamento o possa executar com a maior segurança possível. Assim, o cliente deverá saber sobre o imóvel em questão qual a afectação (habitação ou comércio/serviços), local, tipologia, área e data de licenciamento de construção (anterior a 20/08/2013 ou posterior a essa data).
Que formação e experiência tem relacionadas com a sua actividade?
Formei-me em engenharia civil em 2006, tendo começado a trabalhar na área desde então. A minha experiência na área iniciou-se num Serviço de Após-Venda tendo alterado posteriormente para realização de obras. Mais tarde frequentei a formação da ADENE (entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética - SCE) de REH e RECS e, obtive aprovação no correspondente exame de PQI (Perito Qualificado I). Desde então que executo certificações energéticas (e projectos de térmica) em edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços.
Que conselhos daria a alguém que quer contratar profissionais do seu sector? Há algo fundamental a ter em conta?
Essencialmente será necessário saber o que o orçamento inclui para não surgirem despesas extras. Alguns exemplos de despesas extras que poderão não estar incluídas no preço fornecido serão as taxas ADENE para emissão do certificado, a execução de planta caso o imóvel não tenha planta actualizada bem como o IVA necessário à facturação.
Será também importante saber qual a disponibilidade para realização da vistoria ao imóvel bem como o prazo de entrega do certificado.
Ver mais
Para lhe proporcionar a melhor e mais rápida experiência possível, este site guarda cookiesAceitar