Receba até 5 propostas de profissionais como José Miguel Silva arquitecto em poucas horas.

portfolio 1/2  - Reabilitação de uma moradia unifamiliar, Salaborda Velha, Pedrogão Grande, 2013 portfolio 2/2  - Reabilitação de uma moradia unifamiliar (Conceito F.A), Biscaia, Sintra, 2010

Sobre José Miguel Silva arquitecto

José Miguel Silva (Lisboa, 1977), arquitecto com Msc. em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos e Doutoramento em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, destacando-se uma bolsa de doutoramento AUSMIP Plus for Phd Students na Universidade de Tóquio de 2013 a 2015.

Foi ainda Docente Bolseiro de Investigação na Unidade Curricular de Urbanismo II, 3º ano, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 2017-2018.

Actualmente desenvolve a sua actividade profissional como arquitecto liberal tendo já integrado equipas multidisciplinares em diversos projectos de arquitectura, reabilitação e planos urbanísticos, destacando-se as participações nos gabinetes Risco S.A., Conceito Arquitectos e Oficina Ideias em Linha em colaboração com a GB Arquitectos.

Dados de Identificação

Validados

Seguro de Responsabilidade Civil

Válido

Trabalhos ganhos na Zaask

1

Linkedin

Verificado

Credenciais

  • Arquiteto(a)

  •  

Qualificação de perfil

Perfil Prata

Avaliações

1 Avaliações
Cliente Zaask 12 Dez, 2017 Projectos - Elaboração de Projecto

Perguntas e Respostas

Descreva um projecto recente que tenha gostado de realizar. Quanto tempo durou a sua execução?

Desde Julho 2017 é Doutorado em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, desenvolvendo o tema "A Invenção do Património Urbano: Processos de produção dos lugares patrimoniais em Portugal", com orientação do Prof. Carlos Dias Coelho (FAUL) e do Prof. Koichi Kato (U.Tokyo).

A investigação teve como objectivo compreender como se transforma, cria e inventa sistematicamente o património urbano ao longo tempo. Afirma-se, neste contexto especifico, que o património urbano é um produto resultante de um processo criativo de invenção. Ou seja, é uma identidade criada pelo homem que resulta de um processo construtivo, sedimentado e nunca estagnado.

De 2013 a 2015 foi bolseiro de doutoramento AUSMIP Plus for Phd Students na Universidade de Tóquio, Escola Superior de Engenharia, Departamento de Arquitectura, sob orientação do Prof. Koichi Kato, desenvolvendo o tema (Re)creation of the Japanese urban heritage: Cultural and ideological reason.

Tem um modelo de pricing standard para os seus serviços? Se sim, descreva em seguida os seus detalhes.

As Propostas de Honorários são calculadas com base na antiga Tabela das Instruções para Cálculo de Honorários referentes aos Projectos de Obras Públicas. Sobre os valores produzidos, são aplicados os descontos sobre o valor da Arquitectura e sobre o valor global do Projecto Geral de Arquitectura e Especialidades, mediante o tipo de trabalho a executar. Pensa-se que desta forma são criadas as margens de conforto que permitem a clientes e técnicos a execução profissional e qualitativa da obra.

Como é que começou a trabalhar nesta área profissional?

O interesse geral na temática da arquitectura e do urbanismo, em particular do património e da reabilitação do tecido edificado, surgem da influência dos percursos académico e profissional realizados desde o final da licenciatura em Arquitectura (2004).

Na vertente académica as áreas de investigação incidiram nas vertentes da morfologia e reabilitação do espaço urbano, compreendendo a metamorfose do edificado monumental e do seu contexto urbano ao longo do tempo.

Por sua vez, o percurso profissional tem permitido uma abordagem generalizada de todas as componentes de trabalho e intervenção da arquitectura sobre a cidade, realizando trabalhos nas suas diferentes escalas desde o projecto de uma moradia singular, equipamento público ou reabilitação do património edificado; bem como, no desenho de espaço público e na realização de planos de pormenor e urbanização.

Que curso(s) e/ou formação possui relacionados com o seu trabalho?

formação académica

2017

Doutoramento em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com o tema "A Invenção do Património Urbano: Processos de produção dos lugares patrimoniais em Portugal", e orientação do Prof. Carlos Dias Coelho (FAUL) e do Prof. Koichi Kato (U.Tokyo).

2010

Mestrado em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa – UTL, desenvolvendo o tema O Monumento e o Lugar. Relação entre o espaço público e o monumento na intervenção patrimonial contemporânea, com orientação do Prof. Carlos Dias Coelho (FAUL) e do Prof. Gonçalo Byrne ().

2004

Licenciatura em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa.

formação complementar

2013

Curso Livre de Restauro de Mobiliário I, Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra

2003

Curso de Autocad 2002 2D/3D e 3D Studio Viz 4, NHK – Formação e Novas Tecnologias Unipessoal.

Qual é o seu processo típico para trabalhar com um novo cliente?

Procurar garantir a execução profissional e qualitativa da obra indo ao encontro das expectativas dos clientes. A obra é fundamentada por uma vontade expressa devendo o arquitecto implementar e melhorar a sua vivência.

Com que tipos de clientes é que já trabalhou anteriormente?

2010

Colaboração pontual no atelier CPU na realização do estudo para a localização de áreas com aptidão à instalação de Unidades de Produção de Energia Fotovoltaica, Portugal

2008-2010

A integração no atelier Conceito F.A. (Arq. Diogo Freire de Andrade) permitiu desenvolver conhecimentos na gestão de projecto

2009

Colaboração pontual no atelier PLARQ ( António Monteiro e Pedro Silva) na Concepção do Estádio de Futebol do Grémio de Porto Alegre, Brasil

2007-2008

A relação entre os ateliers Oficina Ideias em Linha e a GB Arquitectos ( José Manuel Laranjeira e Gonçalo Byrne) permitiu integrar projectos de reabilitação do património arquitectónico e paisagístico

2006

Colaboração pontual com a empresa Silreis Construções na reabilitação do Centro de Saúde da Venda-Nova (acompanhamento e preparação de obra)

2005-2006

O Estágio Profissional realizado no atelier Risco (arq. Manuel Salgado) permitiu participar em diferentes fases da execução de projectos de arq. e planeamento urb

A processar...

Tem a certeza de que quer desistir de publicar este pedido? Já respondeu a das questões.