António João de Almeida Ferreira Ramos

Oferece serviços remotos. Sede em Lisboa, Sintra
Perfil Básico

António João de Almeida Ferreira Ramos

Advogado por conta própria desde 2002, com prática de assessoria jurídica a diversas empresas e grupos empresariais.
Prática no âmbito do Direito do Trabalho (contras de trabalho diversos, processos disciplinares, processos de despedimento colectivos e por extinção do posto de trabalho, elaboração de regulamentos internos e apoio jurídico a Departamento de Recursos Humanos na resolução de problemas diários), Direito Civil, Direito Comercial (incluindo processos de especiais de recuperação de empresas (vulgo PER), Direito Penal e de Direito das Contra-Ordenações.
Pós-Graduado pela Universidade de Coimbra em Direito do Trabalho e Direito da Comunicação Social.
Pós-Graduado pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna em Direito Contra-Ordenacional.
Informação validada
emailEndereço de e-mail

Perguntas e respostas

Em que informações deve um ou uma cliente pensar acerca do projecto que quer realizar antes de falar com profissionais?
A primeira coisa que um cliente deve ter é uma ideia precisa do que pretende, a fim de permitir ao advogado determinar qual a melhor solução jurídica para o objectivo pretendido.
Uma coisa é certa: é melhor e mais barata a advocacia preventiva do que a advocacia judicial ou resolutiva. Por isso, antes de avançar com o que pretende, consulte um advogado. Melhor prevenir que remediar.
Que formação e experiência tem relacionadas com a sua actividade?
Advogado desde 2002, trabalhando, desde então, como advogado de empresa, apoiando diversos clientes nos seus projectos mas também no dia-a-dia dos seus Departamentos de Recursos Humanos, na resolução daquelas questões e dúvidas que diariamente surgem nestes departamentos, tendo obtido uma pós-graduação, na Universidade de Coimbra, nesta área.
Destaco ainda a oposição de muitos processos de contra-ordenação, tendo obtido uma pós-graduação nesta área, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, bem como elaboração de inúmeros contratos de trabalho, instrução de processos disciplinares, despedimentos colectivos e por extinção do posto de trabalho, elaboração de regulamentos internos e termos de responsabilidade, bem como diversos processos judiciais.
Além disso tenho vasta experiência na análise e elaboração de contratos, comerciais e civis, bem como em processos especiais de recuperação de empresas (vulgo PER).
Que conselhos daria a alguém que quer contratar profissionais do seu sector? Há algo fundamental a ter em conta?
Aconselho sempre a procurar um profissional com experiência comprovada na área em questão, lembrando a esse respeito que a experiência e o conhecimento pagam-se ou, como diz o Povo "o barato sai caro". Portanto, se o preço pedido é muito baixo, desconfie
Ver mais