A vida de freelancer e o facto de não depender de um salário fixo pode criar alguns constrangimentos financeiros, já que todos os meses terá despesas para pagar e as contas não deixam de aparecer todos os meses. Para além de cobrir as despesas, é também importante estabelecer uma poupança mensal. Esta poupança mensal será uma ferramenta muito importante para conseguir cumprir os pagamentos todos os meses, mesmo quando as remunerações do trabalho freelancer ficam aquém do esperado.

Sabemos que qualquer profissional liberal tem de ter um orçamento familiar para regular as suas finanças pessoais, mas será que está a aplicar os melhores métodos para se precaver em qualquer situação? A Zaask e o Doutor Finanças deixam quatro dicas importantes de finanças pessoais para poder poupar dinheiro enquanto freelancer:

Freelancer: ponha dinheiro de parte no início do mês

Imagine-se que quer poupar 100€ por mês. Recebe a remuneração de alguns trabalhos, paga as contas e nota que não consegue poupar os 100€ portanto guarda o restante para ter uma folga no próximo mês ou gasta em alguma coisa. Se deixar a poupança sempre para o final do mês, o mais provável é que não vá poupar regularmente.

Por isso, sugerimos que “se pague primeiro”. Mal receba os primeiros pagamentos, retire automaticamente o valor de poupança para uma conta à parte. Se for automático, não vai tocar no dinheiro e irá criar assim um fundo de emergência todos os meses. A sua poupança irá ajuda-lo a continuar a fazer frente aos encargos financeiros e aguentar os meses mais difíceis. Para esta poupança, estabeleça uma percentagem de poupança (5% ou 10%) ou então um valor fixo para retirar sempre no início do mês.

Aplique a regra dos 80/20 para aumentar as receitas

Se é freelancer, provavelmente ganha por projeto ou tem clientes regulares. Cada um desses clientes ocupam parte do seu tempo, podendo calcular quanto está a ser pago por hora por projeto. Se é um freelancer experiente, também já deve ter notado que 80% do seu rendimento vem de 20% dos seus clientes. Ou seja, há uma pequena porção de projetos que compõe o seu rendimento mensal, pelo que aumentar o número de clientes poderá não necessariamente aumentar a sua produtividade, pois poderá gastar mais tempo em projetos que não compensam.

Uma forma de poupar dinheiro, e até mesmo tempo, é perceber que clientes lhe pagam melhor e focar-se mais o seu tempo nestes, para poder aumentar o fluxo de trabalho e assegurar novas encomendas. Aceitar um projeto que irá levar mais tempo do que o esperado pelo mesmo valor poderá retirar-lhe tempo de um projeto que tenha uma melhor relação preço/tempo.

Poupe tempo para poder investir em projetos que aumentem as suas receitas e terá uma melhor gestão do seu orçamento.

Freelancer

Rentabilize o tempo com várias despesas

Sabemos que nem sempre os ou as freelancers trabalham em casa, utilizando outros espaços de trabalho. Mesmo para poder ir ao supermercado ou fazer outras atividades, é necessário ter um passe de transporte mensal, que ocupará a sua respectiva parcela no orçamento familiar.

Se quiser poupar nos transportes, olhe para os seus percursos habituais e pondere em deixar o carro em casa. Se precisar de outro tipo de transporte, pode utilizar serviços alternativos como a Gira (bicicletas) e a Lime (trotinetes).

Se maioritariamente se desloca para se reunir presencialmente com clientes, pode propor fazer conferências online, gastando menos tempo e menos despesas em pequenos cafés ou refeições fora, guardando as reuniões presenciais para clientes importantes.

Pode ainda rentabilizar o seu tempo em espaços de co-working gratuitos, desde que não fiquem a uma grande distância de casa.

Consolide as suas despesas 

Se já otimizou as suas receitas mas continua a ter um grande peso de despesas com créditos pessoais, pense em procurar  um ou uma profissional de consultoria financeira para  ajudar. Se está com problemas financeiros ou se pretende melhorar a sua gestão, este serviço poderá ser uma excelente opção. Uma alternativa poderá ser consolidar os créditos existentes, de forma a liquidar os créditos com menores prestações mensais.

O Doutor Finanças é uma dessas empresas que poderá ajudar, de forma célebre e totalmente gratuita. Por vezes, ter um profissional que o ajuda a olhar para a sua situação profissional poderá ser a ajuda que necessita para se organizar e ter um melhor orçamento familiar.

Se ainda não é profissional Zaask, é eseencial saber que esta é uma excelente plataforma para adquirir novos trabalhos e aumentar a sua carteira de clientes, independentemente do serviço que preste. Explore o website e faça o seu registo profissional aqui.