Já se nota que falta apenas um mês para o Natal. As ruas começam a ficar cheias de luzes de natal, os doces invadem as estantes do supermercado e as lojas estão todas com decoração a rigor. Se tem um negócio, seja ele físico ou digital, pode seguir alguns dos nossos conselhos para o preparar para estas festas. Se é daquelas pessoas que não aprecia o estilo natalício tradicional, não se preocupe! Também temos sugestões para si.

 

Decore o seu negócio de maneira especial

 

Se tem uma loja física e/ou electrónica, pode dar-lhe uns retoques diferentes durante estas semanas antes do Natal até que terminem as festas. Não tem de ser necessariamente com uma árvore verde e bolas vermelhas, com renas ou grinaldas brilhantes. Pode inspirar-se nas cores e estilo da sua marca e combiná-las com uma cor mais festiva, com o prateado metálico, o bronze ou o dourado. Também pode usar elementos mais naturais como pinhas, folhas secas ou castanhas e pintá-los com cores frias, avermelhados ou castanhos, dando um ambiente mais invernal.

Estes mesmos elementos que sugerimos para a loja física, podem ser reproduzidos graficamente na sua loja electrónica, de maneira a que toda a comunicação da marca fique apelativa, temática e coerente.

 

o seu negócio

 

 

Mude a embalagem dos seus produtos


Se habitualmente entrega os seus produtos embalados ou se oferece uma embalagem para presentes, pode pensar numa forma mais original e natalícia para o fazer. Pode, por  exemplo, mudar o estilo de papel, introduzindo desenhos mais temáticos ou simplesmente mudar a cor deste, para que fique mais de acordo com a época. Outra opção é adicionar um elemento decorativo que recorde o Natal ou o Inverno ou colocar um pequeno cartão com uma mensagem natalícia.

o seu negócio

 

Adapte o seu produto para as festas

 

Se o seu modelo de negócio o permitir, pode adaptar a sua oferta a esta época do ano. Por exemplo, se tem uma empresa de catering pode ter um menu baseado nos produtos da época ou que remetam para as cores associadas ao Natal. Se é um ou uma profissional de maquilhagem, pode oferecer estilos de maquilhagem adaptados para as festas que se aproximam. Pense no que oferece e de que forma é que pode fazer para que fique mais temático. Estas técnicas poderão ajudar, até, a encontrar novos nichos de mercado.

 

o seu negócio

 

 

Prepare uma comunicação visual adequada

 

Sabendo o quão importante é, nos dias de hoje, a imagem de uma empresa ou de um profissional, recomendamos que adeque o seu estilo gráfico e a sua comunicação a estas festas. Com este tipo de detalhes, transmitirá aos e às clientes que o seu negócio está activo, que tem atenção aos detalhes e que se adapta a cada momento. Os e as profissionais de design gráfico saberão como conjugar o seu estilo de comunicação com o desenho natalício, para que não perca a sua essência e para que a mensagem cause o impacto visual desejado.

 

o seu negócio

 

 

Faça chegar a sua mensagem ao seu público

 

Considerando que o Natal e as semanas prévias geram uma predisposição para o consumo, o ideal será apostar na comunicação dos produtos e serviços, especialmente através dos canais digitais. Tem de ter em conta que haverá, consequentemente, maior ruído. Lembre-se que todas as outras marcas e empresas também irão aproveitar para bombardear os potenciais e habituais consumidores.

Por isso, recomendamos que invista num bom posicionamento SEO, opte por uma segmentação mais detalhada e aposte nos artigos e serviços “estrela”, ou que melhor se adaptam a esta época. Melhor pouco e assegurado do que muito mas em vão!

 

 

Festeje com a equipa

 

O ritmo do dia-a-dia nem sempre facilita a convivência, a criação de laços e a celebração dos lucros. Por isso, devem aproveitar-se as épocas mais importantes do calendário para marcar um dia nas agendas e criar um momento especial para todas as pessoas envolvidas na empresa. Estes encontros podem também servir para avaliar e acabar etapas, para projetar e apresentar novos planos, para reconhecer o trabalho de cada um e para pensar sobre as melhorias que cada pessoa pode trazer para o futuro.

Pense, portanto, na possibilidade de organizar um jantar ou almoço ou de preparar um pequeno evento interno em que haja um momento de trabalho colectivo e outro mais destinado para a convivência e descontração. Isto não é somente aplicável à equipa interna como também pode ser um bom momento para que se junte com outras empresas e profissionais com que colabore ou trabalhe.

 

o seu negócio

 

 

Esperamos que estas ideias tenham servido de inspiração. Não deixe passar mais tempo e pense qual é a melhor forma de fazer com que o seu negócio brilhe ainda mais do que a árvore de Natal do Terreiro do Paço.