organizar um baptizado

Como organizar um baptizado

Se decidiu que quer baptizar o seu filho ou filha, ou até mesmo porque optou por se baptizar, então há alguns passos que deve fazer para que o evento decorra da melhor maneira possível. Para que seja uma cerimónia bonita e junto daqueles que mais gosta, é importante não ter o factor stress presente, especialmente para a criança, se for o caso.

Idealmente deve começar a organizar um baptizado com cerca de 4-6 meses de antecedência.

Primeiro passo para organizar um baptizado: contactar a igreja/ paróquia

O primeiro passo para organizar um baptizado é falar com o sacerdote da sua paróquia para marcar a data da cerimónia e verificar qual a burocracia necessária para a realização da mesma.

Leve consigo a cédula do nascimento do bebé e/ou cartão do cidadão do mesmo, o cartão de cidadão dos pais, a cópia do cartão do cidadão dos padrinhos, bem como a sua morada completa. Atenção que algumas paróquias pedem ainda o boletim de casamento católico dos pais e dos padrinhos, no caso de estes serem casados.

Caso o padrinho e a madrinha não pertençam à mesma paróquia, poderá será necessário apresentar uma Declaração de Idoneidade, passada pelo sacerdote da área onde residem.

No caso de querer fazer o baptizado de uma criança numa paróquia que não seja a sua, terá de pedir a autorização de transferência na paróquia de origem, onde será elaborado o processo e realizado o Curso de Preparação de Baptismo, que os pais e os padrinhos terão de fazer.

organizar um baptizado

Também se pretender que a cerimónia seja conduzida por um padre amigo ou conhecido, terá de informar a sua paróquia da sua decisão para que fique registado no processo.

Entretanto saiba que, tal como no casamento, o baptizado pode ou não ser acompanhado por missa.

Apesar do baptismo ser, normalmente, uma cerimónia de iniciação religiosa para crianças mais pequenas, é de lembrar que este também pode ser feito em crianças mais velhas/adolescentes ou mesmo na idade adulta. Nestes casos, aconselhamos a falar directamente com a igreja e/ou paróquia ainda com mais antecedência, pois os processos são um pouco diferentes. Na maioria das vezes, é mesmo necessário passar pela catequese e pelo catecumenato.

Segundo passo: fazer uma lista de convidados/as e tratar dos convites 

Após escolher a data e acertar todos os detalhes da cerimónia, o passo seguinte quando se está a organizar um baptizado é a elaboração e o envio dos convites, para assegurar a presença de todas as pessoas que gostaria que participassem na cerimónia

Convide, em primeiro lugar, o padrinho e a madrinha da criança e depois dedique-se à lista dos restantes convidados. Pense, logo desde o início, se pretende uma cerimónia mais intimista ou com um grande número de convidados. Este número irá ser crucial para definir o seu orçamento bem como a maneira como deve contratar os serviços e a que empresas recorrer.

No que toca aos convites de baptizado, pode optar por criá-los por si ou pedir a ajuda de designers profissionais.

A primeira opção sair-lhe-á, obviamente, mais em conta e existem alguns websites que lhe permitirão construir o seu próprio modelo de forma fácil, como o Canva.

Se decidir pedir ajuda a um ou uma designer, irá poupar bastante tempo e ficar com um trabalho muito mais bonito e requintado. Neste caso, pode também pedir ao ou à profissional para elaborar o restante material gráfico necessário, como as ementas e marcadores de mesa, se necessário. 

convite de baptizado

Para além disto, pode também optar por enviar convites apenas em formato digital ou pode preferir imprimi-los e entregar em mão ou pelo correio. No caso de os querer imprimir, não se esqueça de contactar a gráfica e de dar um briefing do que pretende. 

Entretanto, vá preparando uma lista com as presenças confirmadas, para que não se perca no processo e para que possa dar números exactos a serviços que contratar (como restaurante/catering, fotografia). Se quiser oferecer lembranças aos convidados também será importante ter este número.

Sugerimos que envie ou apresente pessoalmente os convites com antecedência. Assim todos os convidados e todas as convidadas podem reservar esta data e planear a sua presença neste dia.

Terceiro passo: escolher o local da festa

Após a cerimónia religiosa, realizada, por norma, na igreja, é comum que se convide os familiares e amigos presentes para uma pequena festa ou refeição. Desta forma, prolonga-se o convívio e há oportunidade para estar com as pessoas que deseja e que compareceram à cerimónia. Quando organizar um baptizado terá de pensar onde irá decorrer esta festa. 

Caso não queira festejar em casa, procure quintas ou restaurantes que celebrem estes eventos, certificando-se de que reúnem tudo o que precisa. Verifique se a sala onde se realizará a festa tem as condições necessárias e capacidade para acolher todos os seus convidados e as suas convidadas. Considere se a quinta ou restaurante possui espaços exteriores cuidados e verdes. Assim, terá a  possibilidade de realizar uma festa ao ar livre, caso o baptizado não seja no Inverno. 

Se tiver um espaço próprio um uma casa com um grande jardim, pode também optar por alugar uma tenda. Hoje em dia já existem tendas de todos os tamanhos, desde simples toldos a estruturas de grandes dimensões, modernas ou convencionais, com diferentes formas e materiais.

baptizado

Quarto passo para organizar o baptizado: encomendar um bolo 

Outro passo também muito importante passa por encomendar um bolo de baptizado. Pode optar por um bolo simples, artístico ou colorido. Existem múltiplas opções que são uma verdadeira delícia não só para o paladar mas também para os olhos.

Pode encomendar o bolo numa pastelaria ou numa empresa especializada. Melhor ainda será pedir ajuda a cake designers para que façam um bolo com bastantes pormenores.

Quinto passo: contratar um serviço de fotografia de baptizado 

Por fim, é essencial encontrar um bom fotógrafo ou fotógrafa que possam registar os melhores momentos deste dia.

Apesar de muitas famílias optarem por tirar as fotografias por si, com os telemóveis ou com as suas próprias câmaras, contratar um serviço de fotografia de baptizado irá fazer com que aproveite muito melhor o dia. Primeiro porque não terá de se preocupar com a parte da fotografia (especialmente quando já tem tantas outras). Depois, porque está tranquilizado ou tranquilizada que o resultado final será muito melhor.

Um ou uma profissional de fotografia fará o registo durante o evento e vai captar momentos especiais. Para além disso, fará retratos de vários familiares e amigos/as e seleccionar as melhores fotografias. Depois de editadas, ficarão com resultados de elevada qualidade. Não se esqueça que as crianças crescem!