Em sintonia com as mudanças culturais e sociais que a nossa sociedade está a sentir nos últimos anos, o mundo das viagens também está a mudar. O perfil do viajante já não é o que conhecíamos: agora proliferam turistas independentes, as mulheres que viajam com mulheres ou fanáticos da tecnologia. Se tem uma casa de férias para alugar, é importante ter estes novos perfis em conta. 

10 coisas que são tidas em conta no momento de reservar uma casa de férias 

Mas o que é que este novo perfil procura? Como é que organiza as suas férias? E o que é que mais valoriza? Em parceria com a AvaiBook, o channel manager que ajuda os gestores e proprietários a gerir os seus alugueres de férias, queremos falar sobre as 10 coisas que mais são tidas em conta na realização da reserva de uma casa de férias.

1- A localização. Um dos aspetos mais valorizados pelos e pelas viajantes é o local da casa de férias. A proximidade das principais atracções – turísticas e da zona de bares, restaurantes e supermercados pode ser um dos aspectos em consideração. Em geral, é preferível uma localização mais ou menos central, mesmo que isso signifique gastar um pouco de mais dinheiro. Se estiver um pouco mais longe, os e as viajantes irão valorizar um preço mais em conta e uma boa e fácil ligação com os transportes públicos.

2- Naturalmente, limpeza. Pode parecer óbvio demais, mas nada cria uma sensação de desprendimento superior ao de um quarto ou uma casa de banho sujos. Tudo deve ser perfeitamente organizado e limpo, e se, além disso, existir incenso ou velas aromáticas para perfumar a atmosfera, a sensação será ainda melhor.

3- Wi-Fi gratuito e de qualidade. Estar conectado é cada vez mais importante por isso é elementar que o alojamento tenha um serviço Wi-fi gratuito e acessível a partir de qualquer ponto, especialmente a partir da cama do quarto. No final, é precisamente neste momento de descontração que temos a oportunidade de comunicar com as nossas famílias e de procurar informação sobre a localidade.

4- Facilidades durante o check-in e check-out. Somos impacientes por natureza e, agora mais do que nunca, os viajantes exigem pontualidade e agilidade. Por esta razão, as empresas que têm alternativas como o fast check-in, ferramentas desenhadas especificamente para aligeirar estes processos, começam a ser valorizadas de forma muito positiva. Também é positivo que a casa de férias ofereça um horário de check-in antecipado, para que possa começar as suas férias o mais rapidamente possível e um check-out tardio, para que possa desfrutar ao máximo até ao último momento.

5- Estilo atraente. Não procuramos a mesma coisa no Verão como no Inverno e os clientes gostam de alojamentos que se adaptam à estação do ano. No Verão, os e as viajantes normalmente preferem uma casa de férias com uma atmosfera mais refrescantes e relaxante. Esta sensação é gerada principalmente através de cores vivas e da recriação de ambientes naturais com flores e plantas. No Inverno, por outro lado, preferem lugares aconchegantes e quentes através de cores quentes (madeira) e lareiras iluminadas. Neste ponto, é de extrema importância o papel da fotografia imobiliária. Normalmente as reservas são feitas online e as fotografias são um dos factores principais para se escolher certos alojamentos em vez de outros.

6- Pequeno-almoço incluído. A opção de tomar o pequeno-almoço no alojamento num tempo razoável é muito mais tentadora do que haver a necessidade levantar cedo para sair para a rua e encontrar uma cafetaria que lhe agrade. Portanto, os e as viajantes estão valorizam quando o seu alojamento oferece essa possibilidade. Mas cuidado! Os pequenos-almoços são uma das reclamações mais frequentes dos clientes nas páginas de opinião dos turistas, por isso, se vai incluí-lo, certifique-se de que é um pequeno-almoço completo. Lembre-se também de alternativas para minorias como vegetarianos, alérgicos ou celíacos.

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7- Trate cuidado com o viajante. Embora possa parecer que as novas gerações estão a fugir do contacto humano direto e preferem um tratamento gerido através da tecnologia, ainda é muito valorizado a possibilidade de ver e falar com o proprietário do alojamento. Tais conversas permitem que os viajantes perguntem sobre a localidade, os melhores restaurantes, ou o que não deve ser perdido em nenhuma circunstância. O proprietário deve estar sempre acessível e disposto a fazer recomendações.

8- Alojamentos sustentáveis e saudáveis. Estamos cada vez mais conscientes do nosso impacto ecológico e procuramos minimizá-lo o mais possível. Portanto, os e as viajantes já apreciam medidas que o reduzem e geram eficiência energética. Uma opção é instalar sistemas de controlo de iluminação e ar condicionado para que sejam desligados quando a divisão está vazia, para reciclar ou para poupar água com sistemas de descarga interrompíveis.

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9- Dotações tecnológicas. Talvez o tratamento humano, uma vez no alojamento, seja mais valorizado do que o tecnológico, mas gostamos que certos processos anteriores, como a gestão das reservas ou o pagamento de serviços, se realizem através do computador ou do telemóvel em vez de pessoalmente, porque nos permite poupar tempo. E que serviços são os mais valorizados na casa de férias? O aquecimento de qualidade no Inverno e o ar condicionado no Verão são uma necessidade básica. Já mais numa perspectiva de lazer, a Netflix e a HBO também estão em alta demanda hoje em dia. Se não for possível oferecê-los gratuitamente, apreciarão sempre que exista pelo menos a aplicação para poderem colocar os seus próprios dados ou que lhes sejam fornecidos os cabos ou ligações necessários para ligar o seu telefone à televisão.

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10- Estacionamento privado gratuito. Conte que muitos potenciais viajantes irão para a casa de férias de carro, especialmente se for fora de uma grande cidade. Por esta razão, é uma mais valia os alojamentos que oferecem estacionamento gratuito ou, pelo menos, com um preço acessível. É essencial sentir que veículo vai estar perto e, acima de tudo, seguro nos dias em que está a desfrutar da sua estadia. Se não tiver estacionamento privado, pode sempre dizer-lhes onde fica o público gratuito mais próximo.

AvaiBook é um software concebido para facilitar a gestão do seu negócio de férias aos proprietários e gestores. Tem um Channel Manager, um sistema de pagamento e o seu próprio motor de reservas, bem como muitas outras ferramentas PMS como o Fast Check-in, o envio automático de e-mails ou o Task Manager para a organização automática do pessoal. Atualmente, facilita o trabalho diário de mais de 2.000 gerentes, que já conectaram mais de 15.000 alojamentos. Quer saber mais? Vá a https://www.avaibook.com/pt-pt/