Quanto custa um serviço de Criação de Websites na Zaask 30€ - 125€ /h

Preços com base na média nacional
Chart
3045100125
Exemplos de Projetos:
    320Preço orçamentado
    120Preço orçamentado
    1350Preço orçamentado
320Preço orçamentado
120Preço orçamentado
1350Preço orçamentado

Quanto custa a criação de sites?

Tabela de preços para criação de sites

Fatores que influenciam o preço da criação de sites

1.Tipo de website

2. Páginas e conteúdos do site

3. Criação de sites profissionais com páginas estáticas ou dinâmicas

4.Domínio e hospedagem de websites

5.Contratar freelancer de webdesign/programação ou agência de criação de sites profissionais

6. Preços de manutenção do site

7. Serviços adicionais à construção de sitesPerguntas frequentes sobre criação de sites

Perguntas frequentes sobre criação de sites

Quanto custa a criação de sites?

Quanto custa fazer um site em Portugal? Tudo dependerá do que deseja fazer. O preço por hora para que um programador ou uma programadora crie um site simples ronda os 50€/h. 

Este valor pode variar entre os 30€/e os 125€/h, no caso de contratar uma agência. A estes valores ainda deve acrescentar o preço de outros fatores, como explicaremos mais abaixo. 

Tabela de preços para criação de sites

Tipo de serviço

Preços médios

Criação de site institucional com 5 páginas estáticas*

350€ - 500€

Criação de loja online/e-commerce*

400€ - 700€

Criar website personalizado com base de dados

350€ - 700€ + base de dados

Servidor de hospedagem

A partir de 2,5€ /mês

Contratar freelancer de criação de sites profissionais

150€ - 1750€

Contratar agência para criação de site

80€ - 125€/h

Contratar agência para serviços adicionais 

30 - 180€/mês

Manutenção website

40€ - 160€/mês

*Estes preços não incluem criação de base de dados e hospedagem em servidor, por exemplo.

Fatores que influenciam o preço da criação de sites

1.Tipo de website

Importa ter bem presente o objetivo do site em questão. Será apenas um site institucional simples com a descrição da empresa e contactos, ou terá também uma loja online, um blog, ou até mesmo uma base de dados? 

Elabore, por isso, e antes de tudo, uma lista com tudo o que pretende que o web developer inclua no site.

Criação de site institucional

Normalmente, os sites institucionais são mais baratos do que as lojas online, uma vez que têm menos funcionalidades, menos requisitos de segurança, bases de dados menores, etc.

Criação de websites

Fotografia de Lee Buzz, de Unsplash

Um bom site institucional tem entre 5 a 10 páginas e apresenta um negócio ou projeto da melhor forma possível. O grande objetivo de um site institucional deve ser atrair novos clientes, investimento, colaboradores, entre outros.

Ao contrário das lojas virtuais, este tipo de site não funciona como uma plataforma de venda, mas pode direcionar o utilizador para esses espaços.

Criação de loja online/e-commerce

A loja online é um tipo de site que potencia a criação de novos negócios que não precisam mais de estar alojados num espaço físico. 

O investimento inicial em e-commerce é superior, mas muito lucrativo se bem feito. 

O que é crucial ter neste tipo de site?

  • Catálogo de produtos
  • Possibilidade de reservas online
  • SEO (para melhorar o posicionamento nas buscas)
  • Certificação SSL (proteção de transações e dados do cliente)
  • Boa base de dados 

Fotografia de Adobe Stock

Blog

Os blogs já não são o que eram há 10 ou 15 anos. Hoje um blog é uma excelente ferramenta de promoção, especialmente para os influenciadores digitais.

Daí que investir no design e funcionalidade de um blog seja muito importante para atrair leitores e clientes. É muito comum nestes serviços acrescentar a criação e envio de newsletters periódicas para os seguidores.

Criação de outros tipos de websites

Existem subcategorias para os sites, muitas vezes mais relacionadas com o tipo de conteúdo lá encontrado do que propriamente com a sua arquitetura.

Por exemplo, um site one page ou uma landing-page são sites com uma única página, mas com objetivos diferentes. Já um hotsite tem mais páginas, mas é criado para divulgar algum produto apenas temporariamente.

Dos sites mais distintos na complexidade de criação, distinguimos:

Site com base de dados

Os sites com base de dados integrada são indicados para um certo tipo de sites dinâmicos. Este banco é um sistema capaz de reunir, organizar e fornecer os dados de forma estruturada.

Como cliente, pode optar por encontrar um sistema de gestão de banco de dados ou construir o seu próprio.

Diferentes tipos de bancos de dados trabalham com linguagens diferentes e são mais ou menos apropriados para determinados projetos.

Portal

É um tipo de site muito completo. Muitas vezes, são a página de abertura de alguns browsers; nessa página tem notícias, meteorologia, a bolsa, etc. No fundo, é um site que o redireciona para outros sites.

2. Páginas e conteúdos do site

O número de páginas de qualquer site e os seus conteúdos são altamente personalizáveis e, como é óbvio, influenciam os custos do projeto.

Não existem fórmulas mágicas de combinação de páginas, mas há páginas que são essenciais, como a Homepage, a Produtos/Serviços, a Sobre Nós e a Contactos.

Quer saber o que pode e deve incluir nestas e outras páginas? Nós explicamos:

Homepage

Esta é a página de abertura de qualquer site. Deve ser capaz de agarrar o visitante com o seu design e conteúdo escrito, explicando sobre o que é o site.

Num site com múltiplas páginas, a Homepage deve ter um diretório, ajudando o utilizador a navegar facilmente por lá.

Se for este o tipo de site, deve mostrar as últimas notícias ou produtos/serviços novos, chamar a atenção para promoções e/ou eventos.

Fotografia de Pixabay, de Pexels

Área de administrador 

Esta página é invisível para os utilizadores do site. É uma ferramenta muito útil, pois permite ao proprietário do site editar os seus conteúdos. Ou seja, não precisa de ter constantemente um freelancer ou agência a gerir o site.

Apresentação da empresa e/ou da equipa

É aqui que apresenta a sua marca, negócio, equipa, parceiros e semelhantes. Ao mesmo tempo, pode falar dos seus objetivos e valores. 

Para os clientes, é importante conhecer um pouco mais a fundo o tipo de empresa ou pessoa que está a fornecer os serviços e produtos.

Portefólio

Para uma empresa de prestação de serviços, tem aqui uma excelente oportunidade de pôr à vista dos seus potenciais clientes o melhor que tem para oferecer.

É como uma montra personalizável. Deve usar fotografias e/ou vídeos para que a página surta o efeito pretendido. Adicionar descrições também ajuda.

Reserva de serviços

Sites de negócios de moda, venda de produtos alimentares e até de experiências de turismo são excelentes exemplos de sites que devem ter uma página de reservas online.

Cada vez mais os clientes preferem adquirir produtos por meio da internet. Quanto mais seguras forem as transações, maior é a probabilidade de fazer negócio online.

Contactos

Contactos telefónicos, e-mails e moradas são informações que todos os sites de negócios (e não só) devem ter. 

É muito importante para qualquer negócio colectivo ou individual manter aberta a vida de comunicação com o cliente. 

3. Criação de sites profissionais com páginas estáticas ou dinâmicas

Durante muito tempo os sites eram todos feitos à base de páginas estáticas, ou seja, com as conhecidas linguagens HTML, JavaScript, CSS, por exemplo. São páginas mais fáceis de desenvolver, mas só podem ser alteradas manualmente.

As páginas dinâmicas são capazes de oferecer conteúdo diferente ao longo de um dia. Por exemplo, sites de notícias estão constantemente a ser atualizados. Esta construção dinâmica é mais complexa.

Sendo assim, consegue perceber o motivo por que os sites profissionais com páginas estáticas são relativamente mais baratos e rápidos de construir do que as páginas web dinâmicas.

Fotografia de Lukas, de Pexels

4.Domínio e hospedagem de websites

O texto que escreve na barra de endereços é a morada do site. Na realidade, é um conjunto de números ao qual chamam endereço IP. Para facilitar a nossa utilização, atribui-se a cada endereço IP um domínio.

A personalização do domínio dá mais credibilidade ao seu site. Por exemplo, o custo de um domínio .com ou .pt ronda os 12€ por ano.

A hospedagem, por outro lado, é o espaço virtual onde o site fica alojado. Todo o conteúdo que visualizamos e os dados necessários para o funcionamento do site ficam armazenados neste sítio.

Os preços de hospedagem podem variar significativamente, consoante os tipos e as condições ideais para o bom funcionamento do site.

Hospedagem Compartilhada

Para sites pequenos, com pouco volume de tráfego, recomenda-se escolher este tipo de hospedagem.

Como o nome indica, partilha espaço num servidor com outros clientes do provedor deste alojamento. A desvantagem - que só é uma desvantagem para sites maiores - é que a velocidade de navegação é menor.

Custo médio de hospedagem partilhada: 2,50€ – 15€/mês.

Hospedagem VPS

Em relação à anterior, este tipo de hospedagem oferece as vantagens de maior velocidade, já que não há partilha de recursos, e configurações específicas.

Os dados passam a ser armazenados na nuvem, com ligação a diferentes servidores físicos. É uma hospedagem indicada para os sites com mais visitas. 

Custo médio de hospedagem VPS: 18€ - 85€/mês.

Hospedagem Dedicada

Também neste tipo de hospedagem o cliente tem a liberdade de fazer as alterações desejadas. 

A diferença é que não divide espaço com ninguém, nem em servidor físico nem na nuvem. Isto dá ao cliente total controlo e máxima velocidade. 

A nível de relação custos, só compensa quando tem em mãos um site “pesado”, que exige tanta velocidade e espaço de armazenamento.

Custo médio  de hospedagem dedicada: 80€ - 730€/mês.

Quanto custa fazer um site em Portugal? 

Ítens desenvolvimento

Preços médios

Renovoção

Registo de domínio

10€ - 15€

Pagamento único

Servidor de hospedagem partilhada

30€ – 180€

Anual

Servidor de hospedagem  VPS/Cloud

216€ - 1020€

Anual

Servidor de hospedagem  dedicada

960€ - 8760€

Anual

Tema de WordPress

10€ - 200€

Pagamento único

Produção de conteúdo (uma vez)

10€ - 15€/500 palavras

Pagamento único

Manutenção do site

A partir 50€

Mensal

5.Contratar freelancer de webdesign/programação ou agência de criação de sites profissionais

O desenvolvimento de um site passa por várias fases, como:

  • Planificação
  • Modelação e arquitetura
  • Design da base de dados
  • Design do site
  • Programação 
  • Testes

Independentemente de contratar um freelancer ou uma agência, o preço final será sempre influenciado pela experiência profissional.

Os menos experientes costumam praticar preços de construção de websites mais modestos e oferecer serviços mais simples. Ao passo que os mais experientes são normalmente mais caros, mas podem oferecer um leque mais amplo de serviços.

Fotografia de Christina Morillo, de Pexels

Criação de websites: preços freelancer/agência

Se tem pressa para receber um site pronto e operacional, o freelancer não é a melhor escolha.

Algumas tarefas, como a modelação/arquitetura do sistema e  design da base de dados, podem ser feitas em paralelo. Uma agência poderá executar tarefas em simultâneo, logo finalizar o projeto mais cedo.

Serviços para sites

Preços médios

Freelancer desenvolvimento web

30€ - €80€/h

Agência criação de sites

80€ - 125€/h

Criação conteúdos escritos

0,02 - 0,13€ /palavra

Produção fotografias de produto

200€ - 3000€

6. Preços de manutenção do site

A manutenção do site também é um serviço que alguns serviços de desenvolvimento de websites oferecem. 

Essa manutenção pode ser mais frequente ou realizada em intervalos de tempo maiores

As atualizações mais frequentes normalmente estão relacionadas com conteúdo (formatação de textos, tratamento de imagens, optimização de conteúdos para padrões SEO, etc.).

Manutenção website preço

Tipo de manutenção

Preços médios

Servidor de hospedagem

30€ - 8760€/ano

Segurança contra ataques de hacking

5€ - 15€/mês

SSL Certificado digital de segurança

60€ - 220€/ano

Backups diários

10€/mês

Análise de dados

15€ - 25€/mês

Produção de textos

10€ - 15€/500 palavras

   

7. Serviços adicionais à construção de sites

Naturalmente, o acréscimo de funcionalidades pode fazer subir os custos

Integração numa base de dados, produção de conteúdos, marketing digital ou a gestão de redes sociais são exemplos de serviços cobrados à parte.

Produção de conteúdos

Pode desenvolver o site mais criativo do mundo, mas se este não tiver texto, imagens, vídeos, não lhe serve de nada.

A criação dos conteúdos escritos é desenvolvida por profissionais como copywriters. Estes podem escrever um texto como este, descrições de produtos e serviços (para lojas online) e newsletters, por exemplo.

A atualização dos conteúdos depende do tipo de site que tem.

Marketing digital

O marketing digital é extremamente importante para desenvolver a sua marca, manter relevante a sua presença online e atrair clientes, investimento, colaboradores, etc.

Através de análises, desenham estratégias para promover bem um negócio ou projeto nos canais digitais.

Fotografia de Pixabay, de Pexels

As tendências estão em constante mudança e, para isso, as estratégias de marketing devem acompanhar e adaptar-se.

Gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais tornou-se fundamental nesta era em que consumimos tantos conteúdos e tomamos tantas decisões online.

A gestão destes canais requer estratégias para optimizar os conteúdos, alcançar mais visualizações, gerar cliques “lucrativos” e ainda uma avaliação constante da eficácia das ações.

Se quer ver resultados positivos, procure profissionais com conhecimentos e experiência neste tipo de trabalho.

Criação website preço serviços extra

Serviços adicionais

Preços médios

Criação de formulários

30€

Módulo de reservas para clientes

50€

Módulo de subscrição de newsletter e envio periódico para clientes

50€/mês

Criação de perfis em redes sociais

30€

Gestão de redes sociais (orgânico) 

150 - 400€/mês

Consultoria de SEO

80 - 600€/mês

Copywriting

0,02 - 0,13€ /palavra

Perguntas frequentes sobre criação de sites

O que é melhor, a criação de um site personalizado ou com template já definido?

Depende daquilo que tem em mente. O desenvolvimento de um site desde o zero permite-lhe personalizar totalmente o aspecto e as funcionalidades.

A criação de um site pode levar algum tempo, incluindo a fase de testes. Se deseja ter um produto final em mãos o mais rapidamente possível, um template é uma ideia melhor.

Existe um vasto número de templates, para todos os gostos. Talvez o seu projeto não necessite de algo tão único. 

Quanto tempo demora a criação de sites em Portugal?

Também aqui a resposta é: depende. O desenvolvimento de um site personalizado pode levar, no mínimo, 14 semanas.

Primeiro, 3 semanas para planificação e levantamento de requisitos; 6 semanas para o design; 3 semanas para desenvolvimento inicial e 2 semanas de modificações.

Se durante este processo estiver já a criar conteúdo escrito e visual, poderá poupar tempo.

Como saber qual é o melhor tipo de site para a minha empresa?

Se tiver uma empresa de venda de serviços ou produtos, vai querer apostar num site que permita fazer negócio através da Internet, ou seja, uma loja virtual.

Fora estes negócios, os sites não precisam das funcionalidades de transação financeira. Mas podem ser muito diferentes, dependendo do tipo de páginas (estáticas ou dinâmicas).

Fotografia de Tranmautritam, de Pexels

O que posso fazer para que o meu site apareça na primeira página de pesquisas do Google?

As estatísticas dizem que 75% dos navegadores não passam para a segunda página da pesquisa do Google. Daí a importância de ter um site posicionado na primeira página.

Com um bom SEO, um conjunto de estratégias que optimiza os mecanismos de busca, o seu site pode chegar ao topo das pesquisas de forma orgânica.

Já os links patrocinados são chamados de pesquisa inorgânica. O cliente paga para ter o seu site posicionado durante algum tempo nos primeiros lugares da pesquisa.

Como saber se o freelancer que estou a contratar é competente na criação de sites?

Recomendamos escolher um profissional de desenvolvimento de websites com base na sua experiência comprovada e no seu portfólio. 

Pode ler o feedback de outros clientes, descobrir os anos de trabalho, analisar o portfólio do freelancer e tirar as suas conclusões. 

Não deixe de levar em conta o que acha da estética de projetos anteriores do profissional. É fundamental para a sua satisfação no fim.

 

 

Procura Criação de Websites para o seu próximo projecto?
Agora que tem uma ideia dos preços vamos encontar o profissional certo para si!

Faça o seu pedido sem compromisso

Preencha um breve questionário explicando-nos aquilo de que necessita.

Receba vários orçamentos grátis

Compare as diferentes propostas, perfis, portefólios e avaliações.

Realize o seu projecto rapidamente

Converse com os e as profissionais e escolha aquele/a que melhor se adapta às suas necessidades.

Como sabemos estes preços?
Todos os anos, milhares de pessoas procuram profissionais na Zaask para os seus projectos. Monitorizamos os orçamentos dos profissionais e partilhamos essa informação consigo.
25k Projectos mensais
+400k Orçamentos dados
15k Profissionais que orçamentaram